Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

contrato a termo

contrato a termofoi criado por RUTECOSTA

02 Out. 2017 12:58 #17913
Boa tarde, trabalho numa empresa de limpezas há 2 anos, tenho feito sempre contratos com termo de 1 ano.
O 2º contrato acaba em Novembro, e o patrão disse que vai renovar por mais um ano. Estou satisfeita com o meu trabalho, e acredito que o patrão também o está, mas a minha colega disse que ao fim do 2º Contrato a termo passávamos a efectivas, é verdade?, quantos contratos de 1 ano ele nos pode fazer? alguém pode ajudar a esclarecer esta duvida.

grata

Rute

Respondido por RUTECOSTA no tópico contrato a termo

02 Out. 2017 13:48 #17914
olá outra vez, falei com o patrão e ele disse que o contrato renova automáticamente, por mais 1 ano é verdade? diz que não precisa de fazer novo contrato pois em Novembro o novo entra em vigor. Não sei o que faça, tenho que assinar alguma coisa? ele diz que as condições mantêm-se, ordenado, subsidios etc. Tenho algum receio. podem ajudar?

Obrigada

Respondido por RUTECOSTA no tópico contrato a termo

03 Out. 2017 10:59 #17919
olá amigos, desculpem , eu enganei me.... o meu primeiro contrato foi de 6 meses, e o segundo de um ano( acaba em Novembro 2017), ele pode renovar sem eu assinar, por mais um ano, tenho 1 filho pequeno e tenho receio de ficar sem trabalho, se alguém puder pode esclarecer? muito obrigada do fundo do coração. :(

Respondido por Beatriz Madeira no tópico contrato a termo

05 Jan. 2018 15:57 - 05 Jan. 2018 15:59 #18505
Leia o seu contrato, se lá estiver escrito algo como "renovação automática" ou "renova-se automaticamente" e ninguém lhe enviou ou entregou uma carta de despedimento, então fique tranquila que o seu contrato está em vigor (ativo) mesmo sem assinar nada.

Se estiver escrito que é de renovação automática, então a validade da contratação é por um ano, renovando-se até ao dia anterior ao da data do contrato. Admitimos que houve renovação automática em 1 Novembro 2017, então o seu contrato será válido até 31 Outubro 2018.

Relativamente ao que a sua colega lhe disse: "ao fim do 2º Contrato a termo passávamos a efectivas", isto não é verdade. O contrato a termo certo pode renovar-se automaticamente por 3 vezes, ou seja, tem um contrato inicial mais três renovações, até um máximo de três anos. O empregador pode decidir por termo ao contrato no final de qualquer uma das renovações ou no final das três renovações. Ou, então, fazer outro tipo de contrato depois.
Ultima edição : 05 Jan. 2018 15:59 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.339 segundos