Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

fim contrato

fim contratofoi criado por Pedro Ferreira

11 Jan. 2011 09:25 #1478
bao tarde gostaria de saber quais os meus direitos no fim contrato de 3 anos que teve inicio em 28-01-2008 e termina a 28-01-2011,já fui informada que nao fico na impresa e que ainda tenho 2 dias de ferias relativas a este mes,mas havendo transiçao de ano será que automaticamente nao temos direito a 22 dias de ferias?gostaria de qualquer informaçao .obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico fim contrato

14 Jan. 2011 15:13 - 14 Jan. 2011 15:14 #1539
Cara Maria João,

O número 1 do artigo 245.º do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) sobre "Efeitos da cessação do contrato de trabalho no direito a férias" diz que "1 — Cessando o contrato de trabalho, o trabalhador tem direito a receber a retribuição de férias e respectivo subsídio: a) Correspondentes a férias vencidas e não gozadas; b) Proporcionais ao tempo de serviço prestado no ano da cessação.".

Actualmente o trabalhador "adquire direito" a férias no dia 1 Janeiro de cada ano, sendo que as deve gozar até 30 Abril do ano seguinte. No ano 2010 terá gozado os dias de férias regulamentares e equivalentes a esse ano de trabalho. Sendo que em 2011 apenas vai trabalhar 1 mês, apenas terá direito aos dias correspondentes a esse mês, 2 dias de férias e respectivo subsídio. Caso não tenha gozado as férias todas do ano passado, poderá agora propor ao empregador gozá-las ou, em alternativa, serem-lhe pagos os dias de férias não gozados e o respectivo subsídio.

O Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes. A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro). Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .

Ficamos ao dispor.
A equipa do Sabias Que
Ultima edição : 14 Jan. 2011 15:14 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.275 segundos