Skip to main content
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

Gravidez de Risco

Gravidez de Riscofoi criado por PRodrigues

14 Nov. 2013 16:52 #9912
Boa tarde,
pretendia a vossa colaboração no sentido de ser esclarecida a seguinte dúvida: encontro-me com Certificado de Incapacidade Temporária para o Trabalho por Gravidez de Risco devido ao conteudo das funções em que exerço a minha atividade profissional. Sucede que no âmbito das eleições autárquicas recentes fui eleita para a Assembleia Municipal da autárquia a qual me candidatei. Assim sendo, a questão é a seguinte, por estar de baixa posso ter problemas por tomar posse na Assembleia Municipal e participar nas reuniões noturnas?
Grata pela colaboração
Com os melhores cumprimentos e votos de bom trabalho

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Gravidez de Risco

20 Nov. 2013 15:35 - 24 Jun. 2023 12:08 #9937
Cara PRodrigues, boa tarde.

A resposta é afirmativa, poderá vir a ter problemas. Por três razões, e em caso aplicável:

1. Por estar a exercer funções, independentemente da sua natureza, durante um período de incapacidade para o trabalho por gravidez de risco;

2. Por ser remunerada, independentemente da fonte ou natureza, no âmbito do desempenho das suas funções como membro da Assembleia Municipal;

3. Por estar a "sair de casa fora de horas", ou seja, por se ausentar da sua residência para além do horário que o médico possa ter definido (que consta no CIT).

Sugerimos-lhe que leia atentamente a informação que encontra na página seg-social.pt/subsidio-por-risco-clinico-durante-a-gravidez do site da Seg. Social e que fale com esta entidade para obter esclarecimentos "oficiais" nesta matéria.
Ultima edição : 24 Jun. 2023 12:08 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.275 segundos