Skip to main content
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

licença de maternidade

licença de maternidadefoi criado por tukinha

15 Mar. 2011 14:35 #2039
Encontro-me de licença de maternidade até dia 19 de Abril do presente ano, com renovação de contrato no dia 1 de Abril,(contrato de um ano), acontece que recebi a carta de NÃO RENOVAÇÃO do contrato no inicio do mês de Março. A minha dúvida é; A entidade empregadora pode não renovar o contrato antes do término da minha licença de maternidade?

Outra dúvida é em relação aos meus direitos de férias .Realizei as minhas férias de 2009 em Janeiro de 2010(acordo com o patronato).Trabalhei a última semana de Janeiro a 18 de Agosto de 2010,já recebi o subsídio de Natal e o de férias. No entanto não gozei as férias de 2010.
A pergunta que faço é se tenho ou não o direito aos dias de férias não gozados, e como faço o cálculo para contabiliza-los?
Aguardo resposta
Obrigada!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico licença de maternidade

23 Mar. 2011 22:55 #2070
Cara Tukinha,

O empregador pode não renovar qualquer contrato que caduque, desde que cumpra o prazo legal para o fazer, independentemente da situação de licença parental. Infelizmente a trabalhadora com contrato a termo certo, mesmo que grávida, puérpera, em licença parental ou em regime de redução de horário para amamentação/aleitamento, não está protegida nestas situações de término do prazo do contrato por caducidade.

Tem direito a receber 2 dias de férias por cada mês que trabalhou em 2010 e 2011, bem como ao respectivo subsídio. Deve calcular este valor utilizando o valor/dia ou valor/hora do trabalhador (ver no recibo de ordenado).
Tempo para criar a página: 0.266 segundos