Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

Lactante com alguma discriminação

Lactante com alguma discriminaçãofoi criado por look

19 maio 2014 16:49 - 19 maio 2014 17:05 #11286
Boa tarde,
Na empresa onde trabalho, faço part-time de fim de semana, com 9 horas diárias ao Sábado e 9 horas diárias ao Domingo, função operadora de caixa. Desde há pelo menos 12 anos faço o horário das 9H-19H, com interrupção de 1 hora para Almoço.
.
Atualmente apresento atestados médicos mensais prolongando a amamentação, das 9 horas diária, estou a usufruir de 1 hora de dispensa no periodo da manhã e outra hora de dispensa no periodo da tarde, fazendo 7 horas diárias de trabalho.

Por motivos da responsável de caixa efetuar alterações no horário, em fevereiro apresentei um pedido á empresa, para que me concedessem a flexibilidade horária por motivos de responsabilidades familiares pelo tempo estipulado pela LEI, o que seria durante + 9 anos e meio, o horário se mantivesse como sempre foi que me permite conciliar perfeitamente a vida profissional e familiar.

O diretor da loja "convidou-me" a assinar um documento na qual estavam-me a conceder a flexibilidade horária durante e apenas 1 ano, na qual com conversa distrativas, não consegui verificar que o documento mencionava apenas 1 ano de duração, ainda me referiu de maldosa por apresentar este documento á empresa.

Desde há 2 anos que verifico alguma implicancia, mas desde Fevereiro tem-me acontecido algumas situações de maior implicância, sendo que a mais gravosa que me leva a pedir esclarecimento é a situação:

Desde que sou colaboradora da empresa, há 15 anos, temos tido direito a pausas durante o periodo da manhã e durante o periodo da tarde, pausas de 10 minutos, que davam perfeitamente para comer algo, ir á casa de banho e fumar 1 cigarro.
Á cerca de 2 meses a responsável de caixa, resolveu acabar com essas pausas, dizendo que os apoios das outras secções reclamavam estar na caixa enquanto nós iamos fazer pausa. Em alternativa disse que permitiria que todas nós operadoras pudessemos trazer lanche para a Tesouraria e eu sendo a única fumadora da secção, me permitiria ir fumar 1 cigarro no recinto indicado.
O que acontece há 3 fins de semana seguidos, quando peço para ir fumar o meu cigarrito, dizem-me que não posso, porque há apoios na caixa e não chego a ir, mas com esses mesmos apoios na caixa, as outras operadoras deslocam-se á tesouraria para ir lanchar, ficando eu a única penalizada, que passo 4 horas seguidas de manhã sem qualquer pausa, e na parte da tarde outras 3 horas sem pausa.
Praticamente já tenho que andar a suplicar só para ir á casa de banho, e quando regressar ao meu período normal de trabalho de 9 horas, iriei fazer 5 horas sem pausa na manhã e outras 4 horas na tarde sem pausa que são extremante monótonas e dificeis e rebentam-me fisica e psicológicamente, e o pior é que ando a ver todas as colaboradoras que apenas fazem 4 horas diárias a serem substituidas para comer na tesouraria, excepto eu, que já nem trago lanche só para poder ir fumar 1 cigarrito, que não chega a acontecer.

Nas restantes secções da loja todas as pessoas continuam a ter pausas, excepto as caixas

Já pensei em sindicalizar-me, isso irá mudar alguma coisa?
Ultima edição : 19 maio 2014 17:05 por look.
Tempo para criar a página: 0.286 segundos