Skip to main content
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Falta no ordenado - David

Falta no ordenado - Davidfoi criado por Beatriz Madeira

24 Jul. 2013 12:57 #8752
Boa Tarde, o meu caso é um pouco complexo, comecei a trabalhar em uma empresa, com promessa de contrato de trabalho depois de 3 meses de experiencia, passado os 3 meses o meu garantiu.me que já estava a tratar do assunto (passado 9 meses ainda esta a tratar do assunto).
o outro problema é que o mesmo patrão, anda em constantes atrasos do ordenado, nunca paga a horas, as vezes demora até um mes, para pagar todo o ordenado, a unica explicação que ele me da, é que os negocios não vao muito bem, (isso para mim claro, porque ele anda de mercedes do ano passado todos os dias para baixo e para cima, e vive numa mansão.
A minha pergunta é, como não tenho nenhum contrato, apenas as transferencias desfalcadas que ele faz, o que posso eu fazer, para que isso não volte a acontecer?
Neste momento vivo sozinho e não posso me dar ao luxo de ficar desempregado, e ou sem receber.
Por favor ajudem-me!!
Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Falta no ordenado - David

24 Jul. 2013 13:15 - 07 Abr. 2024 16:42 #8753
Caro David, boa tarde.

Considerando os factos que nos relata, sugerimos-lhe o seguinte:

1. Peça na Seg. Social uma atualização da sua carreira contributiva, que é a listagem dos seus descontos. Estes descontos têm 2 componentes, a parte do trabalhador e a parte do empregador. Quando se trabalha por conta de outrem, os descontos da parte do trabalhador são feitos através do empregador, mas são sempre da responsabilidade do trabalhador. Caso verifique que a sua carreira contributiva não está atualizada, ou seja, que não tem valores recentes, relativos ao tempo de trabalho na atual empresa, significa que está a trabalhar ilegalmente e que, muito embora vá recebendo pequenos montantes que o empregador lhe paga, não está registado como trabalhador da empresa e não está a fazer os descontos obrigatórios para a Seg. Social (os que lhe dizem respeito, porque se o empregador não paga, a responsabilidade é dele!).

2. No caso da sua carreira contributiva não estar atualizada pode considerar denunciar o empregador à Seg. Social e à ACT porque, ao não fazê-lo, estará a ser responsável pelo seu próprio incumprimento, enquanto trabalhador, no que respeita ao pagamento de contribuições à Seg. Social e cúmplice de ilegalidade quanto ao incumprimento dos deveres de contratação e registo de trabalhadores e descontos por parte do empregador.

O facto de estar sem contrato e de proceder à denúncia da situação (em caso de verificar que, efetivamente, os descontos não estão a ser feitos), faz com que a situação possa ser resolvida com um de dois possíveis desfechos: ou a sua situação de vínculo laboral e descontos é regularizada e continua a trabalhar em regime de contratação sem termo (efetiva) e com "as coisas em ordem" ou, depois da situação devidamente regularizada, o empregador resolve despedi-lo, caso em que sai com os direitos de trabalhador efetivo.

Caso os descontos estejam atualizados e a sua carreira contributiva esteja em dia, então considere que o facto de não ter contrato de trabalho abona a seu favor, encontrando-se em situação legal de contratação sem termo, ou seja, efetivo.

Sugerimos-lhe que, antes de "avançar", consulte a ACT (1) para confirmar a informação que aqui lhe damos e para perceber como deverá agir para "não deitar tudo a perder".



(1) ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho
- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT): ver localidade/morada, Esclarecimentos presenciais nos Centros Locais: ver serviços desconcentrados e Pedido de esclarecimento escrito online em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 07 Abr. 2024 16:42 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.269 segundos