Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Despedimento

Despedimentofoi criado por mota40

11 Jun. 2013 15:38 #8347
Boa Tarde, Estou com salário em atraso deste mês, e com o 13º do ano passado,
gostaria de saber o que tenho direito em concreto, e se posso pedir um acordo de rescisão de contrato.

Estou na empresa desde 02/12/2010, e estou efetivo. com salário bruto de 600.00€

Não vejo melhoras e quero sair, mas como é obvio sem ir de mão a abanar.

Obrigado,.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento

20 Jun. 2013 13:11 - 04 Jul. 2023 11:39 #8406
Caro mota40, boa tarde.

O artigo 394 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) diz que o trabalhador pode proceder à comunicação de rescisão contratual com justa causa de resolução se houver "Falta culposa de pagamento pontual da retribuição (...) que se prolongue por período de 60 dias, ou quando o empregador, a pedido do trabalhador, declare por escrito a previsão de não pagamento da retribuição em falta, até ao termo daquele prazo.".

Um "acordo" de qualquer espécie vai impedi-lo de ter direito a requerer o subsídio de desemprego, ao passo que, se ficar provado juridicamente, que o empregador está em falta para consigo, terá direito a indemnização e a requerer o subsídio de desemprego.

Consulte um advogado ou vá ao Tribunal de Trabalho da área geográfica correspondente à morada da sede da empresa (poderá encontrar contactos e morada em justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ) para clarificar esta questão, se pode, ou não, pedir a demissão por justa causa e para que o ajudem a redigir a carta de demissão de acordo com os requisitos legais.
Ultima edição : 04 Jul. 2023 11:39 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.316 segundos