Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Subsidios em atraso

Subsidios em atrasofoi criado por Bernardo

18 Abr. 2013 01:04 #7810
O meu patrão deve-me o subs de natal de 2010, ferias e natal 2011, e ferias e natal 2012. Posso pedir demissão por justa causa? Onde ou como posso fazer uma simulação para saber quanto ficaria a receber no desemprego? No caso de ter que apresentar queixa, ou vou? ACT? ou Tribunal do trabalho? Normalmente quanto tempo duram estes processos?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidios em atraso

24 Abr. 2013 17:05 - 24 Jun. 2023 20:08 #7861
Caro Bernardo, boa tarde.

A resposta é afirmativa, havendo valores em dívida há mais de 60 dias pode comunicar a rescisão contratual por iniciativa do trabalhador, com justa causa. Antes de o fazer, sugerimos-lhe que consulte a ACT para saber exatamente como proceder de forma a não perder direito ao subsídio de desemprego.

À partida, em caso aplicável, a queixa neste tipo de processos é feita no Tribunal de Trabalho da área geográfica correspondente à morada da sede da empresa (poderá encontrar contactos e morada em justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ) .

Para "saber quanto ficaria a receber no desemprego", pode utilizar a informação e fórmulas que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html

Relativamente à duração dos processos, é impossível saber. Mas em caso de ser apresentada queixa no Tribunal de Trabalho, admitindo que a ACT lhe confirmou que tem justa causa para pedir a rescisão contratual, pode ativar o Fundo de Garantia Salarial junto da Seg. Social que lhe "adianta" as prestações mensais relativas a subsídio de desemprego até que fique judicialmente comprovada a sua razão. A partir deste momento, passará a receber (se ainda dentro do prazo de atribuição do subsídio) as prestações "normais".
Ultima edição : 24 Jun. 2023 20:08 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.269 segundos