Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Baixa SAMS - Rosário Esteves

B Autor do tópico
bmadeira@sabiasque.pt Desligado
Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Baixa SAMS - Rosário Esteves

01 Jun. 2012 11:43
    Boa noite,

Já estou com baixa devido a uma depressão desde Dezembro de 2011. Quem me está a seguir é a minha médica de família no SAMS. É a mesma médica que me tem passado as baixas a cada 30 dias. Este mês recebi uma carta registada da Instituição Bancária onde trabalho a dizer que segundo o Decreto Lei 88/2012 teria que apresentar doravante as baixas através do Instituto de Segurança Social, ou seja, da Caixa ou do meu Posto de Saúde da minha área. A minha questão é a seguinte: A baixa que a minha médica do SAMS me vai continuar a passar deixa de ter algum valor como justificação para a minha ausência ao trabalho, ou continua a justificar a minha ausência embora a minha entidade patronal não me pague nada ao final do mês. Pretendo saber se independentemente de receber ou não ordenado, posso continuar a minha baixa, mesmo não recebndo, mas estando as minhas faltas justificadas. É que apesar de ir marcar consulta no meu posto médico, visto que nunca lá esti ve, e os médicos não me conhecendo e não tendo médico de família nesse mesmo posto, não estou a ver como é que me irão passar uma baixa não me conhecendo de parte alguma, só por eu dizer que estou com uma depressão. Muita gente poderia utilizar este mm argumento e tal não ser verdadeiro. Agradeço que me respondam o mais breve possível. Obrigada

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

B Autor do tópico
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Re: Baixa SAMS - Rosário Esteves

01 Jun. 2012 11:58
    Cara Rosário Esteves, bom dia.

O Decreto Lei 88/2012 de 11 Abril define a integração dos trabalhadores das instituições de crédito e sociedades financeiras no regime previdencial. Estes passam a estar protegidos nas eventualidades de doença, invalidez e morte pelo regime geral da segurança social.

Assim, o que deverá fazer é pedir à sua médica assistente que "passe a pasta" ao colega que, no Centro de Saúde, a vai seguir daqui em diante, de forma a que o novo médico seja capaz de avaliar a sua condição de saúde. Isto deve ser feito por carta escrita que levará em mãos da sua atual médica para o novo médico. A sua médica vai deixar de ser responsável pela baixa, quem vai passar a fazê-lo é o novo médico.

As suas baixas são a justificação de incapacidade temporária para o trabalho enquando existirem e enquanto não for dada como apta para o trabalho. As baixas apenas passam a ser não remuneradas caso seja dada como apta para retomar a atividade laboral e, nesse caso, pode optar por ficar de baixa sem prestações de apoio social na doença, sem baixa remunerada.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Publish modules to the "offcanvas" position.