Cara L. Figueira,
Uma vez que diz que não pode ficar sem trabalho, e não tendo neste momento alternativa de emprego, sugerimos que faça o estágio até ao fim do prazo previsto, mesmo com as dificuldades que este vem apresentando. Uma vez concluído o estágio terá maiores probabilidades de vir a arranjar um emprego no futuro.
Temos informação que, em 2011, entrará em vigor uma nova regulamentação de estágios profissionais remunerados, em que o tempo de estágio conta para a antiguidade do trabalhador, em que são feitos descontos e em que o trabalhador usufrui de apoio social (como um trabalhador "normal"). Sugerimos que contacte o seu Centro de Emprego para verificar se esta medida se estenderá aos estágios que, iniciados em 2010, terminem em 2011 (como é o seu caso).
Quanto à situação de gravidez/licença, existe o abono de família pré-natal que tem, certamente, direito de requerer a partir da 13ª semana de gestação. A atribuição deste depende das condições económicas do agregado familiar.
Diz que não terá direito a subsídio de maternidade (parental ou de parentalidade), mas nós não estamos tão seguros disso. Se ainda não o fez, sugerimos que ligue para o serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL e esclareça esta questão. O número é o 808 266 266 e funciona todos os dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que