Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Estágio profissional - Nádia Guerra

B Autor do tópico
Beatriz Madeira Desligado
Moderador
  • Avatar de Beatriz Madeira
    Beatriz Madeira
    • Mensagens: 8715
    • Thanks: 706

    Estágio profissional - Nádia Guerra

    05 Nov. 2012 13:23
    #6229
    Bom dia, estou como estágio profissional num lar de idosos como assistente social. E a entidade empregador quer impor o seguinte horário. Trabalhar 7 horas por dia com uma folga à semana. Que direitos tenho em temos de pagamentos de horas extras e se é possível só ter folga durante a semana?
    Obrigado
    B Autor do tópico
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
  • Avatar de Beatriz Madeira
    Beatriz Madeira
    • Mensagens: 8715
    • Thanks: 706

    Re: Estágio profissional - Nádia Guerra

    05 Nov. 2012 13:49 - 19 Ago. 2023 19:11
    #6230
    Cara Nádia Guerra, boa tarde.

    O empregador pode estipular o horário de trabalho que for mais conveniente à concretização dos objetivos organizacionais, sem esquecer os "casos particulares" como sejam os trabalhadores com responsabilidades familiares ou em caso de organização do trabalho por turnos.

    Tratando-se de algo que é inicialmente contratado consigo, um horário que contempla 7 horas diárias (35 semanais) e 1 folga semanal é perfeitamente legal. O limite máximo de trabalho diário é 8 horas e o semanal é 40 horas.

    Nada na regulamentação laboral em vigor (Código do Trabalho em vigor, Lei 7/2009 de 12 Fevereiro que pode consultar na página sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) obrigada a que a folga seja aos fins de semana ou em dias feriado.

    Relativamente a retribuição de trabalho suplementar (horas extra), consultar os pontos 2 e 3 do artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-agosto-de-2012.html

    Relativamente a retribuição de trabalho em dia feriado, consultar o artigo 269 sabiasque.pt/codigo-trabalho/1364-artigo...s-a-dia-feriado.html do Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro)
    Ultima edição : 19 Ago. 2023 19:11 por Pedro Ferreira.
    J
    José Barata Desligado
    Membro Iniciado
  • Avatar de José Barata
    José Barata
    • Mensagens: 1
    • Thanks: 0

    Re: regulamento de horas extraordinárias em estagiários profissioni

    21 Dez. 2016 23:21
    #16431
    Beatriz Madeira escreveu: Bom dia, estou como estágio profissional num lar de idosos como assistente social. E a entidade empregador quer impor o seguinte horário. Trabalhar 7 horas por dia com uma folga à semana. Que direitos tenho em temos de pagamentos de horas extras e se é possível só ter folga durante a semana?
    Obrigado

    Publish modules to the "offcanvas" position.