Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Assédio moral

C Autor do tópico
Criska Desligado
Membro Júnior
    Criska

Assédio moral

02 Jul. 2026 09:13
    Olá a todos. Preciso de uma orientação jurídica de um advogado que seja verdadeiramente combativo em Direito do Trabalho. Estou efetiva há 3 anos numa grande empresa e estou de baixa médica de psiquiatria até ao fim do mês por ansiedade grave decorrente de assédio moral (mobbing) A empresa moveu-me um inquérito e uma Nota de Culpa com 17 páginas cheia de erros absurdos (incluindo acusações com datas no futuro, em novembro de 2026). Como eu estava fortemente medicada e sedada, e a aguardar proteção jurídica da Segurança Social, acabei por não responder no prazo .
    A empresa, percebendo que a nota de culpa era juridicamente indefensável e que perderia num tribunal caso avançasse para o despedimento, recuou estrategicamente: em vez de me despedir, aplicou-me APENAS uma suspensão de 12 dias. É evidente que fizeram isto como manobra de desgaste para me forçar a pedir a demissão voluntária e eu sair sem direitos.
    O primeiro advogado da Segurança Social que me calhou pediu escusa e foi extremamente cinzento, dizendo que eu não tinha saída. Eu recuso-me a baixar os braços. Quero invocar a Justa Causa com base nesta sanção abusiva e perseguição. Algum advogado com experiência real e coragem para enfrentar este tipo de litigância de má-fé corporativa que me possa orientar ou dar consultas na zona do Algarve? Obrigado."

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

P
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

Re: Assédio moral

02 Jul. 2026 10:01
    Criska, bom dia.
    Lamento muito a situação extremamente desgastante que descreve.

Embora não possamos indicar nomes específicos, posso orientá‑la sobre como encontrar no Algarve um advogado nesta área.

1. Procure advogados inscritos no Conselho Regional da Ordem dos Advogados – Algarve

2. Consulte sindicatos com representação nacional
    Mesmo que não seja sindicalizada, muitos sindicatos indicam advogados externos especializados em:
    • assédio moral
    • processos disciplinares
    • despedimentos ilícitos
    • ações contra grandes empresas
    No Algarve, sindicatos com presença ativa costumam ter listas de advogados laborais credenciados.

3. Procure escritórios que publicam casos reais ou artigos sobre assédio moral
    Advogados nesta área normalmente:
    • publicam decisões judiciais ganhas
    • escrevem artigos sobre mobbing
    • têm experiência em impugnação de despedimento
    • conhecem bem a jurisprudência sobre perseguição laboral
    Uma simples pesquisa por “advogado laboral Algarve assédio moral” ajuda a identificar quem trabalha regularmente estes temas.

4. Prefira advogados que fazem uma primeira reunião de diagnóstico
    Numa situação como a sua, é essencial que o advogado:
    • analise a Nota de Culpa
    • avalie a legalidade da suspensão
    • verifique prazos e nulidades
    • determine se existe justa causa para resolução do contrato
    • confirme se há elementos para ação por assédio moral
    Se o advogado não pedir documentos ou não fizer perguntas detalhadas, não é o profissional certo.

5. Pergunte diretamente pela experiência em processos disciplinares
    Antes de contratar, pergunte:
    • “Quantos processos disciplinares já acompanhou?”
    • “Tem experiência em ações por assédio moral?”
    • “Já representou trabalhadores contra grandes empresas?”
    Um bom advogado responde com clareza e sem respostas evasivas.

6. Se preferir apoio público, peça um novo advogado à Segurança Social
    Tem direito a solicitar substituição do patrono quando:
    • o primeiro advogado pede escusa
    • existe conflito
    • não há confiança técnica
    • o caso exige especialização
    Peça expressamente um advogado com experiência em Direito do Trabalho e assédio moral.

C Autor do tópico
    Criska Desligado
    Membro Júnior
    Criska

02 Jul. 2026 10:20
    Eu ja passei por 5 advogados e ontem 1 da segurança social. Só tive respostas negativas, ou eles se recusam a pegar o caso ou quando olha o tamanho da nota de culpa ja nao querem nem me ouvir .

P
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

02 Jul. 2026 10:34
    Criska, compreendo perfeitamente a frustração — infelizmente, processos disciplinares longos, com erros graves e indícios de assédio moral, fazem muitos advogados recuar porque exigem trabalho técnico intenso e disponibilidade para litigar contra grandes empresas. Isso não significa que o seu caso não tenha saída; significa apenas que precisa de um advogado verdadeiramente especializado em Direito do Trabalho, com experiência real em mobbing e processos disciplinares complexos.

Mesmo que não seja sindicalizada, muitos sindicatos indicam advogados externos especializados em:
    • mobbing
    • perseguição laboral
    • sanções abusivas
    • impugnação de despedimento
    Estes advogados estão habituados a enfrentar empresas grandes e processos disciplinares extensos.

1. União Geral de Trabalhadores ( UGT Algarve )
    A UGT trabalha com advogados laborais externos que acompanham:
    • assédio moral
    • processos disciplinares
    • despedimentos ilícitos
    Pode contactar a delegação regional e pedir advogados credenciados na área laboral.

2. CGTP‑IN / Sindicatos Setoriais com sede no Algarve
    A CGTP tem vários sindicatos com representação no Algarve. Mesmo que não seja sindicalizada, muitos sindicatos indicam advogados externos especializados em:
    • mobbing
    • perseguição laboral
    • resolução do contrato por justa causa
    • ações contra grandes empresas
    Os mais ativos na região incluem sindicatos de:
    • comércio e serviços
    • hotelaria e turismo
    • administração pública
    • saúde
    • educação

O facto de vários advogados terem recusado não significa que o seu caso não tenha solução; significa apenas que precisa de alguém com experiência real em mobbing e processos disciplinares complexos.

Uma pesquisa por advogado laboral Algarve assédio moral ajuda a identificar quem trabalha regularmente estes temas.

Publish modules to the "offcanvas" position.