Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Assédio moral

C Autor do tópico
Criska Desligado
Membro Júnior
    Criska

Assédio moral

02 Jul. 2026 09:13
    Olá a todos. Preciso de uma orientação jurídica de um advogado que seja verdadeiramente combativo em Direito do Trabalho. Estou efetiva há 3 anos numa grande empresa e estou de baixa médica de psiquiatria até ao fim do mês por ansiedade grave decorrente de assédio moral (mobbing) A empresa moveu-me um inquérito e uma Nota de Culpa com 17 páginas cheia de erros absurdos (incluindo acusações com datas no futuro, em novembro de 2026). Como eu estava fortemente medicada e sedada, e a aguardar proteção jurídica da Segurança Social, acabei por não responder no prazo .
    A empresa, percebendo que a nota de culpa era juridicamente indefensável e que perderia num tribunal caso avançasse para o despedimento, recuou estrategicamente: em vez de me despedir, aplicou-me APENAS uma suspensão de 12 dias. É evidente que fizeram isto como manobra de desgaste para me forçar a pedir a demissão voluntária e eu sair sem direitos.
    O primeiro advogado da Segurança Social que me calhou pediu escusa e foi extremamente cinzento, dizendo que eu não tinha saída. Eu recuso-me a baixar os braços. Quero invocar a Justa Causa com base nesta sanção abusiva e perseguição. Algum advogado com experiência real e coragem para enfrentar este tipo de litigância de má-fé corporativa que me possa orientar ou dar consultas na zona do Algarve? Obrigado."

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

P
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

Re: Assédio moral

02 Jul. 2026 10:01
    Criska, bom dia.
    Lamento muito a situação extremamente desgastante que descreve.

Embora não possamos indicar nomes específicos, posso orientá‑la sobre como encontrar no Algarve um advogado nesta área.

✔ 1. Procure advogados inscritos no Conselho Regional da Ordem dos Advogados – Algarve

✔ 2. Consulte sindicatos com representação nacional
    Mesmo que não seja sindicalizada, muitos sindicatos indicam advogados externos especializados em:
    • assédio moral
    • processos disciplinares
    • despedimentos ilícitos
    • ações contra grandes empresas
    No Algarve, sindicatos com presença ativa costumam ter listas de advogados laborais credenciados.

✔ 3. Procure escritórios que publicam casos reais ou artigos sobre assédio moral
    Advogados nesta área normalmente:
    • publicam decisões judiciais ganhas
    • escrevem artigos sobre mobbing
    • têm experiência em impugnação de despedimento
    • conhecem bem a jurisprudência sobre perseguição laboral
    Uma simples pesquisa por “advogado laboral Algarve assédio moral” ajuda a identificar quem trabalha regularmente estes temas.

✔ 4. Prefira advogados que fazem uma primeira reunião de diagnóstico
    Numa situação como a sua, é essencial que o advogado:
    • analise a Nota de Culpa
    • avalie a legalidade da suspensão
    • verifique prazos e nulidades
    • determine se existe justa causa para resolução do contrato
    • confirme se há elementos para ação por assédio moral
    Se o advogado não pedir documentos ou não fizer perguntas detalhadas, não é o profissional certo.

✔ 5. Pergunte diretamente pela experiência em processos disciplinares
    Antes de contratar, pergunte:
    • “Quantos processos disciplinares já acompanhou?”
    • “Tem experiência em ações por assédio moral?”
    • “Já representou trabalhadores contra grandes empresas?”
    Um bom advogado responde com clareza e sem respostas evasivas.

✔ 6. Se preferir apoio público, peça um novo advogado à Segurança Social
    Tem direito a solicitar substituição do patrono quando:
    • o primeiro advogado pede escusa
    • existe conflito
    • não há confiança técnica
    • o caso exige especialização
    Peça expressamente um advogado com experiência em Direito do Trabalho e assédio moral.

C Autor do tópico
    Criska Desligado
    Membro Júnior
    Criska

02 Jul. 2026 10:20
    Eu ja passei por 5 advogados e ontem 1 da segurança social. Só tive respostas negativas, ou eles se recusam a pegar o caso ou quando olha o tamanho da nota de culpa ja nao querem nem me ouvir .

P
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

02 Jul. 2026 10:34
    Criska, compreendo perfeitamente a frustração — infelizmente, processos disciplinares longos, com erros graves e indícios de assédio moral, fazem muitos advogados recuar porque exigem trabalho técnico intenso e disponibilidade para litigar contra grandes empresas. Isso não significa que o seu caso não tenha saída; significa apenas que precisa de um advogado verdadeiramente especializado em Direito do Trabalho, com experiência real em mobbing e processos disciplinares complexos.

Mesmo que não seja sindicalizada, muitos sindicatos indicam advogados externos especializados em:
    • mobbing
    • perseguição laboral
    • sanções abusivas
    • impugnação de despedimento
    Estes advogados estão habituados a enfrentar empresas grandes e processos disciplinares extensos.

✔ 1. União Geral de Trabalhadores ( UGT Algarve )
    A UGT trabalha com advogados laborais externos que acompanham:
    • assédio moral
    • processos disciplinares
    • despedimentos ilícitos
    Pode contactar a delegação regional e pedir advogados credenciados na área laboral.

✔ 2. CGTP‑IN / Sindicatos Setoriais com sede no Algarve
    A CGTP tem vários sindicatos com representação no Algarve. Mesmo que não seja sindicalizada, muitos sindicatos indicam advogados externos especializados em:
    • mobbing
    • perseguição laboral
    • resolução do contrato por justa causa
    • ações contra grandes empresas
    Os mais ativos na região incluem sindicatos de:
    • comércio e serviços
    • hotelaria e turismo
    • administração pública
    • saúde
    • educação

O facto de vários advogados terem recusado não significa que o seu caso não tenha solução; significa apenas que precisa de alguém com experiência real em mobbing e processos disciplinares complexos.

Uma pesquisa por “ advogado laboral Algarve assédio moral ” ajuda a identificar quem trabalha regularmente estes temas.

Publish modules to the "offcanvas" position.