Fórum

Espaço aberto à discussão
× Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Assédio moral - procedimentos

11 Ago. 2019 22:34 #21382 por Sonia Rosa
Assédio moral - procedimentosfoi criado por Sonia Rosa
Boa noite,
Enviei há pouco um e-mail ao Act, para informações mas decidi abrir tópico aqui para que pudessem dar-me algumas "luzes" neste problema.
Trabalho há cerca de 3 meses em hotelaria, tenho contrato a termo, mas estava tudo a correr bem e até encaminhado para possivelmente ter oportunidade de ficar mais tempo. O que se passa é que encontrei uma pessoa conflituosa, que já antes de entrar, ao que consta, arranja problemas com novas colaboradoras e já ouvi relatos de coisas graves. Esta pessoa faz tudo pela calada e pratica o que podemos chamar pleno assédio moral. Tive a "sorte" de me tornar a nova vítima. Acontece que esta colaboradora age à revelia, difamaa, inventa e incentiva o conflito entre todas. O pior é que todas têm esse conhecimento mas cerca de 90% da equipa são da mesma localidade que esta e devem-lhe o trabalho (e o transporte) como tal nunca ninguém denuncia nada. As colegas que entraram comigo despediram-se, uma mudou para outra secção e ninguém quis implica - la. Então quando me desloquei aos recursos humanos para relatar a minha situação, foi isso que ouvi, não há denúncia, apesar de haver conhecimento do mau estar. Tentei uma vez confrontar esta pessoa, para esclarecer boatos que inventou, foi impossível o diálogo, eleva a voz e faz tudo para ter razão, alega o que for preciso para ficarmos mal vistas. Ameaça com fotos e gravações que diz levar ao patrão, compara remunerações das colegas, critica o trabalho e tudo o que fazem. Hoje ouvi - a incitar colegas minhas, na minha ausência, para confirmar algo que eu tenha dito sobre ela. Sinto o isolamento, a tentativa de baixar a minha auto-estima e credibilidade e sinto o medo das outras, que faz com que colaborem, logo é muito difícil para mim ter testemunhas. Não me é nada favorável despedir me até porque gosto do trabalho, tenho um bom feedback dos meus superiores e confiança no que faço, mas sinto que irei ser um alvo ate porque fui a única que a chamou a atenção, como tal enviei o e-mail ao act mas que mais posso fazer, tendo as testemunhas e até vítimas, silenciadas? como agir a seguir?
Obrigada desde já pela atenção

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

12 Ago. 2019 09:26 - 12 Ago. 2019 09:41 #21384 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Assédio moral - procedimentos
Por norma, nos casos como o que descreve, o procedimento seria fazer queixa aos superiores, por escrito e, depois, para a ACT. No seu caso, pensamos que o melhor será esperar pela resposta da ACT para perceber se quer, ou não, oficializar a queixa. No entanto, numa sugestão muito pessoal, podemos dizer-lhe que o pior que pode fazer a uma pessoa do tipo que descreve, é ignorá-la. Não lhe dar a importância que ela pensa que tem, não dizer mal dela, não fazer nada que possa implicá-la (a si) com ela, não tentar defender-se, não usar ninguém para tentar criar "amigas" (já que as outras estão todas a favor desta pessoa), não dizer mal dela a ninguém... ignorar os comportamentos maus desta pessoa, continuar a fazer (bem) o seu trabalho e tentar levar as coisas o melhor possível. Se gosta do seu trabalho, porquê deixar que alguém lhe estrague a sua carreira profissional? Temos consciência de que é um esforço grande, e que o "isolamento" não cria um "bom ambiente de trabalho", mas porquê deixar que alguém lhe estrague algo de que gosta? Ainda para mais, quando esse alguém é mau? As pessoas que têm o tipo de comportamento que relata, por norma, têm muitas fragilidades, são inseguras, "mal amadas", invejosas e têm inúmeros problemas pessoais e familiares. Ela ataca-a porque se sente ameaçada por si, porque não entrou no "esquema" dela e porque faz bem o seu trabalho e recebe elogios das chefias. Se conseguir, dê a volta à coisa, mesmo sentindo-se a vítima injustiçada e não merecedora, procure ser "simpática" para esta pessoa e para todas as outras colegas... Não estamos a dizer que, de repente, se vai tornar "amiguinha", isso seria hipocrisia, é dizer "bom dia/boa tarde", ser forte e fazer bem o seu trabalho, afastando-se de conflitos que não lhe trazem nada de bom, ignorar os comportamentos maus e não lhes dar a importância que a pessoa gostaria que lhes dessem. A pessoa só quer atenção e transfere para as suas vítimas as suas frustrações e problemas. No fundo, é como se fosse um animal assustado que se sente "encurralado" e cujo instinto é atacar para defender-se. Comportamento gera comportamento, pode ser você a dar o exemplo... :-)

12 Ago. 2019 20:10 #21387 por Sonia Rosa
Respondido por Sonia Rosa no tópico Assédio moral - procedimentos
Pois é. Obrigada pela resposta e tem razão. O que disse já eu pensei, que seria uma pessoa mesmo mal-amada, com muitos problemas , e desde início foi pessoa que nem me aproximei. Sempre ignorei o que faz mas no terreno às vezes complica. Mas entendo aos poucos que é mesmo isso que há a fazer, continuar o meu trabalho, infelizmente terei é de me afastar até das colegas pois já vi que o medo faz com que as pessoas mudem muito e façam de tudo. Espero o e-mail do ACT e depois consoante a informação que me derem irei ponderar. Obrigada ☺️
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira, Elisa Ferreira

Desenvolvido por Kunena

Em 2013, houve alterações à legislação laboral (Código do Trabalho) que regulamenta a marcação de férias. Veja aqui como proceder para contabilizar, marcar e alterar os dias de férias em...

Comentários Recentes

Bruno C.
10 horas 38 minutos

Olá boa tarde, tenho uma questão. Tive, por motivos de doença, de faltar um dia ao trabalho e não tenho justificação po ...

Sérgio Pavanito
19 horas 46 minutos

Boa dia Gostaria de saber se existe alguma incompatibilidade na acumulação de subsidio de turno e isenção de horário. A ...

Armindo Bento
1 dia 14 horas

Caros Senhores , recebi ontem u mail da AT em que me comunicava, que embora tenha preenchido anexo F do IRS em 2019, relativo ...

ALINE P. DE SOUZA DA SILVA
1 dia 18 horas

Bom dia,minha escala de trabalho é 12 por 60 h semanais. Começei a faculdade esse ano,se eu não sair cedo do trabalho vou ...

Joana
5 dias 13 horas

Boa tarde. Estou numa empresa na qual me fizeram um contrato de 6 meses renovável por igual período no dia 02/01/2019. Esto ...