Fórum

Espaço aberto à discussão
× Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Mobilidade

18 Jul. 2019 15:13 #21271 por Maria
Mobilidadefoi criado por Maria
Sou funcionaria de uma câmara municipal desde 2005. Primeiro com contrato a termo certo e desde 2011 com contrato por tempo indeterminado.
Até 2017 desempenhei funções no departamento da cultura, mais concretamente numa biblioteca.
Entretanto em maio desse ano mandaram-me para a ação social.
Perguntei de imediato porquê e por quanto tempo, e nunca obtive uma resposta concreta.
Entretanto manifestei o meu desagrado pela situação requerendo o regresso à situação juridico-funcional de origem, e até hoje nada.
Não pedi para mudar, não me perguntaram se queria ou concordava, não me disseram nunca a verdade e não houve nada que formalizsse esta transição.
Desde dezembro de 2017 que peço para voltar à biblioteca, tendo sido já enviados dois requerimentos ao presidente de camara.
Esta situação está a causar-me muito prejuizo a nivel da estabilidade emocional e da realização profissional que de momento não é nenhuma.
Agradecia que me pudessem ajudar... o que posso fazer?

Obrigada

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

30 Jul. 2019 17:56 #21317 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Mobilidade
Para melhor poder avaliar a sua situação e os seus direitos, sugerimos que leia atentamente o seu contrato de trabalho. Se nele estiverem descritas as suas funções na biblioteca ou tenha como local fixo de trabalho na biblioteca, então poderá reclamar o regresso ao seu anterior posto de trabalho. Se, no entanto, o contrato for genérico quanto a funções (descritivo do tipo: "Assistente Operacional" em "local a determinar pela câmara"), então será difícil fazê-la voltar ao local de origem.

Quanto ao "prejuizo a nivel da estabilidade emocional e da realização profissional", podemos sugerir-lhe que, em futuros requerimentos para regressar ao seu anterior posto de trabalho, faça acompanhar o mesmo por um atestado médico que ajude a suportar a sua argumentação.

31 Jul. 2019 12:44 #21325 por Maria
Respondido por Maria no tópico Mobilidade
Bom dia

Antes de mais obrigada pela resposta

No meu primeiro contrato tenho quase a certeza que menciona especificamente Biblioteca. No segundo, a tempo indeterminado diz Divisão de Cultura, Desporto e Juventude, da qual fazia efetivamente parte a Biblioteca. Neste momento estou na Divisão de ação social turismo e atividades económicas.
No aviso do concurso diz: "Ref. C) — Técnico Superior (Animação Cultural e Educação Comunitária)
Actividades de apoio no âmbito da dinamização comunitária, organização de acções culturais, investigação e documentação. Mais especificamente poderá colaborar com as colectividades culturais e recreativas, com grupos de teatros, nomeadamente ao nível da encenação, confecção
de cenários e figurinos; proceder à recolha, levantamento, inventariação
de diversas fontes culturais, promover a organização de exposições e
apoiar na elaboração de suportes documentais."
Não estou a fazer nada disto... Estou na ação social, ora a programar passeios para os jovens, ora a programar passeios para os idosos... Fora isto, faço processos e logistica para algumas actividades...

03 Ago. 2019 15:37 #21354 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Mobilidade
Por aquilo que lemos, não tem grande sustentação legal para reclamar o retorno à Biblioteca, e explicamos porquê. Poderá ser que o facto de estar numa divisão diferente daquela que está prevista no contrato em vigor (o segundo contrato), que define que a sua prestação de serviços será feita na "Divisão de Cultura, Desporto e Juventude", lhe dê algum suporte legal, mas em termos de funções a questão torna-se mais difícil. Segundo nos diz, "No aviso do concurso diz: "Ref. C) — Técnico Superior (Animação Cultural e Educação Comunitária)", está previsto que faça "Atividades de apoio no âmbito da dinamização comunitária, organização de ações culturais,", o que leva diretamente ao que está, de facto, a fazer: "programar passeios para os jovens" ou "programar passeios para os idosos", juntando "processos e logística para algumas atividades". Ainda assim, deixando-lhe alguma esperança, sugerimos-lhe que consulte um advogado que, na posse de todos os dados e informações relativas à situação, lhe possa dar o melhor aconselhamento possível.

05 Ago. 2019 16:09 #21365 por Maria
Respondido por Maria no tópico Mobilidade
realizava actividades de leitura em Jardins de infância, estabelecimento prisional, escolas... e não faço nada disso. Limito-me a estar em frente a um computador com questões burocráticas, por exemplo quanto custa um bolo para 100 pessoas!!!
Disseram-me que vinha por ser imprescindivel no trabalho com idosos, e desde que ca estou ainda nao fiz nada com eles. Aliás, fazia mais quando estava na biblioteca.
O processo não foi efetivado por despacho, eu não assinei nada... e se o STAL tem fundamento legal para enviar os dois requerimentos ja dirigidos ao presidente, não sou no presente funcionaria da ação social, contuno a ser da divisão de cultura, da biblioteca?!

Obrigada

Desenvolvido por Kunena

Em 2013, houve alterações à legislação laboral (Código do Trabalho) que regulamenta a marcação de férias. Veja aqui como proceder para contabilizar, marcar e alterar os dias de férias em...

Comentários Recentes

Bruno C.
10 horas 54 minutos

Olá boa tarde, tenho uma questão. Tive, por motivos de doença, de faltar um dia ao trabalho e não tenho justificação po ...

Sérgio Pavanito
20 horas 2 minutos

Boa dia Gostaria de saber se existe alguma incompatibilidade na acumulação de subsidio de turno e isenção de horário. A ...

Armindo Bento
1 dia 14 horas

Caros Senhores , recebi ontem u mail da AT em que me comunicava, que embora tenha preenchido anexo F do IRS em 2019, relativo ...

ALINE P. DE SOUZA DA SILVA
1 dia 19 horas

Bom dia,minha escala de trabalho é 12 por 60 h semanais. Começei a faculdade esse ano,se eu não sair cedo do trabalho vou ...

Joana
5 dias 13 horas

Boa tarde. Estou numa empresa na qual me fizeram um contrato de 6 meses renovável por igual período no dia 02/01/2019. Esto ...