Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Baixa médica

Baixa médicafoi criado por RafaelaValeiro

23 Abr. 2018 20:50 #19226
Boa noite, gostaria que me esclarecessem um assunto. Em fevereiro comecei a trabalhar, mas no dia 21 de março tive de ser operada. estou há um mes de baixa e acaba agora dia 27, mas nao tenho interesse em voltar para aquele lugar... sendo que estou a trabalhar por conta de uma empresa de trabalho temporário, com contratos de 1 mes, posso-me despedir antes da baixa médica terminar? E quantos dias tenho de dar a casa? Será que ainda tenho de lá voltar?
Desde já agradeço.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa médica

24 Abr. 2018 12:15 #19231
Pode apresentar a comunicação de rescisão contratual durante o período de baixa.

Quanto ao prazo de aviso prévio, convém verificar o que diz o seu contrato, pois trata-se de trabalho temporário com contratos de 1 mês. Se estiver no período experimental não precisa de dar tempo de aviso prévio.

Informações sobre rescisão por iniciativa do trabalhador em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-do-trabalhador.html

Respondido por RafaelaValeiro no tópico Baixa médica

25 Abr. 2018 19:43 #19239
desde ja agradeço a resposta. No contrato apenas diz que "qualquer uma das partes no período experimental pode denunciar o contrato, sem aviso prévio e invocação de justa causa". Sendo que o meu período experimental já terminou tenho que dar obrigatoriamente os 15 dias de aviso prévio, certo? O que me incomoda é que não tenho em minha posse mais nenhum contrato, o único contrato que tenho terminou no dia 18/03/2018.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa médica

26 Abr. 2018 13:31 #19250
No caso do período experimental ter terminado, há que cumprir o que está estipulado no contrato. Se este diz 15 dias, então, para não "fugir à lei", terá de cumpri-los. Se, porventura, o contrato remeter para os prazos de aviso prévio em vigor na legislação, veja em sabiasque.pt/prazos-de-aviso-previo-no-codigo-do-trabalho.html
Tempo para criar a página: 0.360 segundos