Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Artigo 194 - 5 - transf. definitiva com prejuízo sério

F Autor do tópico
Fred Silva Desligado
Membro Júnior
  • Avatar de Fred Silva
    Fred Silva
    • Mensagens: 3
    • Thanks: 0

    Artigo 194 - 5 - transf. definitiva com prejuízo sério

    09 Jun. 2015 17:58 - 09 Jun. 2015 17:59
    #13866
    O artigo 194º, na alinea 5 diz o seguinte:

    5 – No caso de transferência definitiva, o trabalhador pode resolver o contrato se tiver prejuízo sério, tendo direito à compensação prevista no artigo 366.º

    Pergunta: Quem define os critérios do prejuízo sério ao trabalhador?
    - Se o meu local de trabalho for transferido para muito longe, quais são os factores considerados sérios? E quem decide?

    Cumprimentos,
    Fred Silva
    Ultima edição : 09 Jun. 2015 17:59 por Fred Silva.

    Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

    B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
  • Avatar de bmadeira@sabiasque.pt
    bmadeira@sabiasque.pt
    • Mensagens: 8718
    • Thanks: 706

    Re: Artigo 194 - 5 - transf. definitiva com prejuízo sério

    30 Jun. 2015 14:24
    #13920
    Caro Frederico Silva, boa tarde.

    O Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) é omisso quanto ao que poderá ser considerado "prejuízo sério" para o trabalhador.

    Podemos dizer-lhe que a desagregação familiar, ter descendentes/ascendentes à sua responsabilidade, haver um aumento das despesas de deslocação do trabalhador (o que seria obrigatoriamente pago pelo empregador), haver necessidade de dormidas fora da habitação regular (também a ser garantido pelo empregador), haver riscos para a segurança e saúde do trabalhador podem ser motivos de "prejuízo sério", mas não há um artigo específico do Código do Trabalho que os enumere, o que dificulta a sua clara identificação.

    Nesta matéria, a única entidade que poderá apresentar um parecer formal é a ACT, pelo que lhe deixamos a sugestão de que consulte esta entidade (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ) para obter um esclarecimento formal e oficial sobre o que são estes "prejuízos sérios", de forma a que, caso apresente a sua demissão, tenha a fundamentação adequada, sem risco de "deitar tudo a perder".

    Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

    Publish modules to the "offcanvas" position.