Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Erro da SS na atribuição de subsídio de desemprego

Erro da SS na atribuição de subsídio de desempregofoi criado por asterisco

01 Nov. 2010 09:27 #950
Trabalhava por conta de outrem e estava colectado nas Finanças como trabalhador independente. Quando fiz a minha incrição no IEFP para requerer subsídio de desemprego informei o funcionário que exercia também a actividade por conta própria. Desconhecia que, para a atribuição do subsídio, era necessário que os rendimentos por conta própria do ano anterior ao do desemprego não ultrapassassem metade do ordenado mínimo.
O funcionário pediu-me cópia da declaração de IRS de 2008. Como estávamos em Abril de 2009, disse-lhe que ainda não tinha entregue a declaração. Pediu-me então a de 2007. O valor dos rendimentos por conta própria de 2007 era residual (pouco mais de 900 €). O meu requerimento seguiu para a SS com os valores de 2007, sendo estes valores completamente irrelevantes para a atribuição do subsídio. A SS analisou o pedido e atribuiu-me o subsídio. Mais de um ano depois, na sequência de reapreciação do meu processo (devido a interrupção do subsídio, ter estado a trabalhar com contrato a prazo e ele ter terminado)detectaram finalmente o erro cometido pelo IEFP e pela SS. Visto que os rendimentos por conta própria de 2008 ultrapassavam o limite para a atribuição do subsídio fui informado que o meu pedido inicial (em Abril de 2009) iria ser indeferido, com suspensão do subsídio e obrigação de repor os valores entretanto recebidos.
A pergunta que ponho é a seguinte: visto que o erro foi do IEFP e da SS; visto que sempre agi de boa fé e não prestei falsas informações, serei obrigado a devolver os valores recebidos? Já foi grave ter perdido o subsídio, de uma forma brusca e sem aviso prévio. Se ainda tenho que proceder à devolução, então a situação agrava-se de uma forma inaceitável. Não recebi qualquer resposta da SS às minhas contestações. Está a terminar o prazo de 3 meses para poder reclamar ao Presidente do Concelho Directivo do ISS. Terei que proceder a essa reclamação entretanto sem que a SS de Leiria tivesse a amabilidade de me responder e, pelo menos, ter assumido o erro cometido. Em anexo envio cópia do requerimento de subsídio e onde está bem visível o ano de 2007.

Este anexo está oculto aos visitantes.
Por favor, inicie sessão ou registe-se para o ver.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Erro da SS na atribuição de subsídio de desemprego

02 Nov. 2010 16:36 #956
No caso que apresenta sugerimos que envie uma carta registada com aviso de recepção para a Provedoria de Justiça expondo todo o processo e evidenciando a ausência de resposta da Seg. Social às suas contestações. Mencione o facto de ser inaceitável a punição do beneficiário que agiu de boa fé e de acordo com as informações/indicações dadas pelos serviços do IEFP e da Seg. Social, solicitando a intervenção deste organismo na procura de uma solução aceitável para o beneficiário. Fique com uma cópia de todos os documentos que enviar.
Tempo para criar a página: 0.547 segundos