Caro Carlo Duarte, boa tarde.
As regras de atribuição de subsídio de desemprego ditam a obrigatoriedade da frequência de formação proposta pelo Centro de Emprego, assim como a aceitação de emprego por eles proposto, sob pena de, em incumprimento, perder o direito ao apoio social no desemprego. Para que isto não aconteça, se esse for o objetivo, será, quase de certeza, necessário "suspender" a frequência do curso superior durante o período de duração da formação proposta.
Quanto ao "não é permitido tirar um curso superior enquanto se beneficia do subsídio de desemprego.", temos algumas reservas, uma vez que a sua mãe se inscreveu no curso antes da situação de desemprego se verificar. Não será, certamente, linear que a pessoa tenha que se desvincular das atividades de educação/formação em que esteja inscrita quando se torna desempregada.
A avaliação de cada situação é feita pelo Centro de Emprego, sendo que estamos a supor que possa ser algo do género: caso o curso seja diurno, pode haver conflito com a necessária "disponibilidade para emprego" requerida para a atribuição de subsídio de desemprego, ditando isto o tal impedimento na frequência de outros cursos que não os do Centro de Emprego.
Perceberam as razões que levam os técnicos a afirmar que "não é permitido tirar um curso superior enquanto se beneficia do subsídio de desemprego."? Atenção que, nestas circunstâncias, mais vale conferir duas ou três vezes a informação que nos é dada. A nossa sugestão é que liguem para o 808 200 670 (centro de atendimento geral do IEFP - dias úteis das 8h às 20h) e coloquem a questão, no sentido de perceber se é uma regulamentação geral e em que termos é que ela se aplica. Isto para perceberem o que fazer na situação da sua mãe, ou seja, se ela tem que "suspender" o curso dela, se ela é obrigada a frequentar a formação proposta ou se ela pode apresentar o curso como meio de qualificação que pode substituir a formação proposta. Perguntem no Centro de Emprego da sua mãe quais os regulamentos em que se baseia esta informação. Perguntem, até, num outro Centro de Emprego, ou peçam a alguém conhecido que o faça.