Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Subsídio desemprego

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Subsídio desemprego

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
12 Set. 2018 12:17

Só o último empregador é que é obrigado a dar-lhe o formulário, não precisa do anterior empregador para ter direito à contagem da antiguidade total dos anos de descontos. Não pode é não receber o documento para entregar na Seg. Social, deve pedi-lo, sendo o (último) empregador obrigado a entregar-lhe. O nr. 1 do artigo 341 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) diz que "Cessando o contrato de trabalho, o empregador deve entregar ao trabalhador: a) Um certificado de trabalho, indicando as datas de admissão e de cessação, bem como o cargo ou cargos desempenhados; b) Outros documentos destinados a fins oficiais, designadamente os previstos na legislação de segurança social, que deva emitir mediante solicitação.".

  • Andre86
  • Avatar de Andre86
07 Set. 2018 16:50

boa tarde antes de mais obrigado pela resposta. so mais uma questão tenho direito ao período de desemprego dos 14 anos da anterior empresa mesmo que não me tenham dado os papeis para poder requerer o mesmo?
obrigado

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
04 Set. 2018 12:16

Desde que no formulário que o empregador lhe dá para o desemprego indique que a saída foi "Por iniciativa do empregador".

Formulário 5044 da Segurança Social
DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO DE DESEMPREGO
Quadro 3 - MOTIVOS DE CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Iniciativa do empregador (opções adequadas: nrs. 3, 4 ou 5)

  • Andre86
  • Avatar de Andre86
30 Ago. 2018 10:24

Bom dia trabalhei numa empresa 14 anos e sai por minha vontade porque tinha uma proposta de trabalho melhor. No entanto está a finalizar o mês de experiência e as coisas não estão a correr bem. Após a mudança e só tendo trabalhado um mês na nova empresa se me derem os papéis para o desemprego terei direito a requerer o mesmo?
Obrigado

Tempo para criar a página: 0.255 segundos