Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Retomar Subsidio de desemprego depois de emprego no estrangeiro

Retomar Subsidio de desemprego depois de emprego no estrangeirofoi criado por Elisabete83

24 Fev. 2015 14:07 #13384
Boa tarde,
Estou a receber o subsídio de desemprego desde Novembro de 2014 e o mesmo termina em Janeiro de 2016.
Em Abril de 2015 tenciono emigrar para Espanha para tentar arranjar emprego pelo que, tenho algumas dúvidas.
Após algumas idas à segurança social, informaram-me que poderia suspender ou exportar o subsídio durante 3 meses. Informaram-me também que, em ambas as situações, caso volte antes desses 3 meses por não arranjar emprego posso reativar o subsidio, é verdade? Outra questão é, caso regresse ao fim de 5 meses, por arranjar emprego, posso reativar o subsidio que estava a receber?
Desde já agradeço o esclarecimento destas questões.

Atentamente,
Elisabete Novais

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retomar Subsidio de desemprego depois de emprego no estrangeiro

24 Fev. 2015 14:21 #13385
Cara Elisabete Novais, boa tarde.

Poderá sempre reativar o subsídio de desemprego no caso de ser despedida por iniciativa do empregador (extinção de posto de trabalho) ou em caso de caducidade de contrato (não renovação).

Sempre que seja o empregador a despedir o trabalhador, seja por caducidade de contrato (a termo certo), seja por extinção de posto de trabalho (contratos sem termo), o trabalhador terá direito a indemnização e a requerer o subsídio de desemprego. A atribuição, ou retoma do mesmo, depende do cumprimento das respetivas condições de atribuição (ver em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html ). Isto é verdade se não existir uma situação de despedimento com justa causa comprovada judicialmente.

Respondido por Elisabete83 no tópico Retomar Subsidio de desemprego depois de emprego no estrangeiro

24 Fev. 2015 19:45 #13390
Boa noite,´

Estas regras aplicam-se igualmente se retomar o subsidio depois de trabalhar no estrangeiro? Quais os procedimentos a tomar?

Cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retomar Subsidio de desemprego depois de emprego no estrangeiro

25 Fev. 2015 16:43 - 01 Set. 2023 16:30 #13405
Cara Elisabete, boa tarde.

A resposta é afirmativa, poderá retomar o subsídio em Portugal desde que:
  1. não tenha terminado o prazo de atribuição do subsídio;
  2. faça os descontos para o regime de segurança social no estrangeiro;
  3. fique em situação de desemprego por iniciativa do empregador estrangeiro;
  4. entregue o formulário U1 na Seg. Social portuguesa: no estrangeiro serão os serviços nacionais de emprego ou as instituições de segurança social competentes do(s) último(s) país(es) onde trabalhou que emitem este formulário. Mais informação em:
    1. seg-social.pt/mobilidade-internacional
    2. europa.eu/youreurope/citizens/work/socia...y-forms/index_pt.htm
    3. ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=857&langId=pt&intPageId=980
Ultima edição : 01 Set. 2023 16:30 por Pedro Ferreira.

Respondido por Elisabete83 no tópico Retomar Subsidio de desemprego depois de emprego no estrangeiro

26 Fev. 2015 15:29 #13409
Muito Grata Beatriz!

Então se regressar em Novembro poderei retomar o subsídio. E neste caso receberei o subsidio relativo a dezembro de 2015 e Janeiro de 2016 somente?
Desde já peço desculpa incomodá-la com tantas questões e agradeço os esclarecimentos.

Atentamente.
Tempo para criar a página: 0.278 segundos