Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

emprego

empregofoi criado por Pedro Ferreira

24 Nov. 2010 09:46 #1146
é o seguinte ate ao dia 8 de novembro estava a receber o subsidio de segurança social mas a partir desse dia cancelei porque entretanto comecei a trabalhar ainda não assinei qualquer tipo de contrato gostaria de saber se posso deixar esse emprego e activar novamente o subsidio???

Respondido por Beatriz Madeira no tópico emprego

24 Nov. 2010 11:47 - 24 Nov. 2010 11:50 #1150
O trabalhador que se despede não tem direito ao subsídio de desemprego, mesmo que anteriormente lhe tenha sido atribuído. Se deixar o emprego por sua iniciativa perde direito ao subsídio que estava a receber. Para voltar a activar o subsídio deverá ser despedido (por iniciativa unilateral do empregador).

O facto de não ter assinado nenhum contrato deixa-o em situação de trabalhador efectivo (com contrato sem termo), pelo que a situação pode ser benéfica para si. Não havendo contrato escrito, a lei (Código do Trabalho) prevê 90 dias de período experimental durante os quais pode ser despedido, mas assim terá direito a reactivar o subsídio de desemprego. Após esses 90 dias iniciais passa a trabalhador efectivo, com todos os direitos/deveres associados.
Ultima edição : 24 Nov. 2010 11:50 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.250 segundos