Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus direitos de ajudas de custo e subsídios de refeição e viagem? Pergunta aqui!

Como pedir o apoio extraordinário à redução da atividade económica

16 Mar. 2020 10:34 #22008 por Armando Riesco
Boas,

Encontro-me numa situação delicada, sou trabalhador independente em regime simplificado a vários anos, neste momento estou impedido de exercer a minha actividade por causo do vírus.
Segundo o despacho nº 2875-A de 2020 o governo esta a disponibilizar apoio extraordinário à redução da atividade económica aos trabalhadores abrangidos exclusivamente pelo regime dos trabalhadores independentes e que não sejam pensionistas.

Por mais que procure não consigo encontrar maneira de fazer o meu pedido para este apoio.
No site da segurança social encontrei formulários para: "Declaração para efeitos de isolamento profilático" e "Identificação de trabalhadores / alunos em situação de isolamento" mas ambos são para ser preenchidos pelos serviços de saúde, no noticiário televisivo mencionaram especialmente para as pessoas não se dirigirem aos postos de saúda para fazerem este pedido.

Como fica então?

Uma busca online devolve artigo atrás de artigo que menciona que este apoio extraordinário está disponível mas nada nem ninguém dá qualquer indicação de como proceder ao pedido.
Peço por favor que alguém mais letrado neste tópico me ajude.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

17 Mar. 2020 19:05 #22016 por Beatriz Madeira
"3. Como é requerido o apoio financeiro? O apoio é requerido através da Segurança Social Direta, em formulário próprio." (Fonte: blog.alertaemprego.pt/covid-19-trabalhad...da-seguranca-social/ )

"Para obter este apoio, o trabalhador independente precisa de preencher um formulário que pode ser obtido na Segurança Social Direta." (Fonte: jornaleconomico.sapo.pt/noticias/covid-1...ecibos-verdes-559340 )

"Como pedir o apoio? O apoio extraordinário à redução de atividade é pedido num formulário criado para o efeito, que será disponibilizado no site da Segurança Social. Na presente data (16-03-2020) o formulário em questão ainda não estava disponível. A Segurança Social recomenda que os interessados se mantenham atentos ao site." (Fonte: www.economias.pt/como-pedir-apoio-extrao...dade-recibos-verdes/ )

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena

O Governo adiou o prazo para marcação de férias até 10 dias após o final do estado de emergência. Férias Laborais - Marcação de férias desde 2013

Comentários Recentes

Claudia
16 horas 2 minutos

Pode ser enviada a rescisão via email com declaração para o fundo desemprego?

Manurl Conceição Costa
3 dias 9 horas

Patrão fechou portas por motivo do coronavírus e mandou- me para casa com licença sem vencimento está lei ou não.

Manuel Conceição Costa
3 dias 9 horas

Patrão fechou portas por motivo coronavírus e mandou-me para casa com licença sem vencimento ele pode fazer isso.

Manuel Conceição Costa
3 dias 9 horas

Patrão fechou portas e mandou-me para casa com licença sem vencimento pode fazer isso por por causa do coronavírus.

Anónimo
3 dias 15 horas

Bom dia, Devido ao falecimento do meu pai, estive três dias sem apresentação ao trabalho mas a comunicação foi feita no ...