Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Junta médica

Junta médicafoi criado por Dri

20 Nov. 2013 15:57 #9940
Boa tarde,

Neste momento encontro-me de baixa médica por depressão severa por motivos laborais. Foi-me dada a baixa inicial de 12 dias e seguidamente foi feito prorrogamento por mais 30 dias, dos quais apenas decorreram duas semanas. Recebi carta para me apresentar a junta médica dentro de poucos dias, o problema é que marcaram exactamente no mesmo dia em que tenho consulta marcada com o médico psiquiatra que me está a acompanhar. Uma vez que este médico se encontra a 400km da minha área de residência, já que me encontrava deslocada a trabalhar e neste período de recuperação o médico fez questão que eu me refugiasse junto dos meus familiares para maior apoio, é-me impossível estar presente nos dois locais no mesmo dia.
A questão que coloco é se há possibilidade de adiar a junta médica, nem que seja por um dia, uma vez que é impossível conseguir mudar a consulta do médico para data anterior e mesmo posterior não sei se haverá vaga ainda este ano e eu não me tenho sentido nada bem, precisando mesmo desta consulta...
Grata pela vossa ajuda,
Dri

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Junta médica

20 Nov. 2013 16:42 #9948
Cara Dri, boa tarde.

O procedimento deveria ser o inverso, o atraso/adiamento deveria ser aplicado à consulta.

Sem quaisquer garantias dos resultados que possa vir a ter, e admitindo que está a ser seguida por um médico do sistema nacional de saúde, em centro de saúde ou hospital público, sugerimos-lhe que escreva uma carta (que envia por correio registado e com aviso de receção) para a entidade que lhe faz a marcação da junta médica a expor a situação, solicitando o reagendamento da mesma, justificando e anexando os devidos comprovativos de agendamento da consulta, fazendo referência à distância entre zonas geográficas.

Caso se trate de médico particular, sugerimos-lhe que opte por esta primeira sugestão.

Outra opção será faltar à junta médica, sendo que deve enviar de imediato (logo após a consulta, no dia seguinte, por exemplo) o justificativo do centro de saúde ou do hospital público onde teve a consulta para a entidade que lhe faz a marcação da junta médica, de forma a justificar a sua ausência.

Respondido por Dri no tópico Junta médica

20 Nov. 2013 22:40 #9953
Boa noite,

Obrigada pela pronta resposta. Vou tentar reagendar a consulta o mais rapidamente possível e falar também com a minha médica de família. Obrigada!
Tempo para criar a página: 0.306 segundos