Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Junta médica

Junta médicafoi criado por Dri

20 Nov. 2013 15:57 #9940
Boa tarde,

Neste momento encontro-me de baixa médica por depressão severa por motivos laborais. Foi-me dada a baixa inicial de 12 dias e seguidamente foi feito prorrogamento por mais 30 dias, dos quais apenas decorreram duas semanas. Recebi carta para me apresentar a junta médica dentro de poucos dias, o problema é que marcaram exactamente no mesmo dia em que tenho consulta marcada com o médico psiquiatra que me está a acompanhar. Uma vez que este médico se encontra a 400km da minha área de residência, já que me encontrava deslocada a trabalhar e neste período de recuperação o médico fez questão que eu me refugiasse junto dos meus familiares para maior apoio, é-me impossível estar presente nos dois locais no mesmo dia.
A questão que coloco é se há possibilidade de adiar a junta médica, nem que seja por um dia, uma vez que é impossível conseguir mudar a consulta do médico para data anterior e mesmo posterior não sei se haverá vaga ainda este ano e eu não me tenho sentido nada bem, precisando mesmo desta consulta...
Grata pela vossa ajuda,
Dri

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Junta médica

20 Nov. 2013 16:42 #9948
Cara Dri, boa tarde.

O procedimento deveria ser o inverso, o atraso/adiamento deveria ser aplicado à consulta.

Sem quaisquer garantias dos resultados que possa vir a ter, e admitindo que está a ser seguida por um médico do sistema nacional de saúde, em centro de saúde ou hospital público, sugerimos-lhe que escreva uma carta (que envia por correio registado e com aviso de receção) para a entidade que lhe faz a marcação da junta médica a expor a situação, solicitando o reagendamento da mesma, justificando e anexando os devidos comprovativos de agendamento da consulta, fazendo referência à distância entre zonas geográficas.

Caso se trate de médico particular, sugerimos-lhe que opte por esta primeira sugestão.

Outra opção será faltar à junta médica, sendo que deve enviar de imediato (logo após a consulta, no dia seguinte, por exemplo) o justificativo do centro de saúde ou do hospital público onde teve a consulta para a entidade que lhe faz a marcação da junta médica, de forma a justificar a sua ausência.

Respondido por Dri no tópico Junta médica

20 Nov. 2013 22:40 #9953
Boa noite,

Obrigada pela pronta resposta. Vou tentar reagendar a consulta o mais rapidamente possível e falar também com a minha médica de família. Obrigada!
Tempo para criar a página: 0.277 segundos