Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

FALTA PARA DOAÇÃO DE SANGUE

FALTA PARA DOAÇÃO DE SANGUEfoi criado por CARLAADELAIDE

12 Jul. 2013 11:46 #8615
Bom dia

Gostaria que me ajudassem na seguinte questão.

Eu avisei a minha chefe no próprio dia que iria faltar por motivo de doar sangue no hospital. No entanto quando trouxe a justificação a minha chefe não aceita a justificação porque diz que é uma falta previsivel e eu não a avisei com mais tempo de antecedência.

Eu gostaria de saber se este tipo de falta é previsivel, dado que um dos requesitos de se dar sangue é dormir pelo menos 6 horas e eu só consigo saber isso de manhã. No entanto a minha grande duvida é independentemente de as faltas serem previsiveis ou não se a minha chefe pode legalmente recusar a referida justificação.

Carla Silva

Respondido por Beatriz Madeira no tópico FALTA PARA DOAÇÃO DE SANGUE

15 Jul. 2013 15:36 - 05 Nov. 2023 19:30 #8626
Cara Carla Adelaide, boa tarde.

O empregador tem direito de recusar a justificação de uma falta que deveria ter sido comunicada com a devida antecedência porque se assume que, efetivamente, a doação de sangue é um ato voluntário que pode/deve ser previsível e que pode/deve ser comunicada ao empregador com a devida antecedência.

Em matéria de faltas e da respetiva comunicação, poderá consultar os artigos 249 e 253 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).

Mais vale desmarcar ou remarcar a doação de sangue por não ter dormido as horas necessárias do que correr o risco de ter uma "falta injustificada" porque não avisou o empregador com a devida antecedência.

Poderá solicitar esclarecimentos nesta matéria à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho ou ao MSSS - Ministério da Solidariedade e da Segurança Social pelo número 218 401 012, nos dias úteis das 9h00 às 17h00.
Ultima edição : 05 Nov. 2023 19:30 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.276 segundos