Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa médica e fundo de desemprego

Baixa médica e fundo de desempregofoi criado por Analuz

20 Fev. 2013 22:52 #7304
Minha questão:

poderei sair de uma baixa médica prolongada (perto de 3 anos consecutivos), e requerer de imediato, por despedimento da entidade patronal aquando da volta ao trabalho, o subsídio de desemprego? neste caso particular terei esse direito sem contratempos?

e ainda,

depois de ter sido notificada da possível cessação do subsídio de doença por ausência de domicílio, e de ter apresentado duas provas que creio serem atendíveis (declaração de presença no Centro de Saúde e exame médico realizado no dia e hora da inspecção ), a Seg.Social até à data, apesar do transtorno que me está a causar não me notificou para nada nem procedeu aos pagamentos (3) relativos a prorrogações posteriores e prestações compensatórias! em caso de vir a ter alta proximamente e requerer o subsídio do fundo de desemprego, poderei reclamar, por entender ter razão, a totalidade das baixa que não me foram pagas?

agradecida!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa médica e fundo de desemprego

22 Fev. 2013 14:08 #7330
Cara Analuz, boa tarde.

Desde que tenha em sua posse o formulário sobre "Situação de Desemprego", que solicita ao empregador, assinalando a "extinção de posto de trabalho" como motivo de despedimento, pode requerer o subsídio de desemprego nos 90 dias (consecutivos) que se seguem à data do mesmo.

Quanto à "cessação do subsídio de doença por ausência de domicílio", sem o reconhecimento do erro por parte da Seg. Social por escrito, corre 2 riscos: por um lado, de não lhe serem restituídas as prestações em falta e, por outro, que não lhe seja atribuído o subsídio de desemprego por "estar em falta" para com o cumprimento das regras de atribuição de apoio social na doença por parte da Seg. Social.

Por isto, sugerimos-lhe que reforce a sua atuação no sentido de obter a confirmação do erro por parte da Seg. Social antes de requerer o subsídio de desemprego.

Respondido por Analuz no tópico Baixa médica e fundo de desemprego

01 Mar. 2013 22:39 #7412
Grata sempre a pessoas como vocês!!!!
Tempo para criar a página: 0.281 segundos