Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Nova Baixa Médica Após Junta Médica

Nova Baixa Médica Após Junta Médicafoi criado por Maria Cavaco

17 Jan. 2013 11:01 #6881
Boa Dia,
Preciso que, se possível, me esclareçam algumas dúvidas que tenho relativamente a uma nova baixa médica após ter sido "levantada" a anterior pela última junta médica que fiz.
Resumidamente o que se passa é que Estive de baixa desde Setembro até inícios de Janeiro por me ter sido diagnosticada uma doença que necessitou de intervenção cirúrgica em Novembro mais a sua recuperação no mês de Dezembro e juntamente o desenvolvimento do síndrome ango-depressivo derivado do desgaste físico e psicológico onde comecei a ter ataques de pânico em todo o lado. Se que a depressão desenvolvi na junção da doença com o trabalho, pois faço turnos rotativos semanalmente não tendo, por isso, um horário fixo para descansar. Foi por isso que em Setembro a minha médica de família passou-me baixa para o meu próprio bem dando-me autorização para puder sair de casa às horas que quisesse.
A questão que se coloca é que no início de Janeiro fui a uma junta médica e fizeram levantamento da baixa, pois como já tinha sido operada e já estava minimamente recuperada a doença "depressão" não é justificação para se estar em casa.
Ora se eu tomo antidepressivos mais comprimidos para dormir porque de outra maneira não consigo dormir e ainda por cima faço horários rotativos semanalmente posso pedir nova baixa médica e esta ser remunerada?
Para agravar a situação foi enviado, logo, após a decisão junta médica , uma carta escrita pela minha médica a solicitar que durante a fase de tratamento que me fosse "entregue" o horário diurno durante uns meses para não interromper tratamento coisa que eles negaram terminantemente.
Estou a ponderar em solicitar à minha médica de família que me passe a um psiquiatra pois esta situação está a desgastar-me e sinto que todo o tratamento feito até agora está a ir por água abaixo e vou voltar ao meu estado inicial.
O que posso fazer nesta situação?
Posso pedir nova baixa médica e esta ser remunerada?
Ir a um psiquiatra irá mudar alguma coisa relativamente a atestar o meu estado de saúde?
Peço desculpa pelo testamento, mas é muita coisa ao mesmo tempo.
Melhores cumprimentos.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Nova Baixa Médica Após Junta Médica

18 Jan. 2013 11:18 #6902
Cara Maria Cavaco, bom dia.

Pode, em acordo com a sua médica de família, fazer as duas coisas que refere: a nova baixa médica e o acompanhamento por um médico da especialidade. Não se pode, no entanto, ter a certeza que estas duas ações tenham o efeito desejado. A nova baixa apenas será remunerada se houver um período de carência de 60 dias entre o término da primeira e o início da segunda e o relatório/atestado do médico da especialidade nem sempre é tomado em consideração por quem faz a avaliação da situação de doença (junta médica). Não custa tentar, uma vez que o empregador não parece cooperante, mas é preciso que esteja consciente de que as suas ações podem não surtir os efeitos desejáveis. Sugerimos que fale com a sua médica de família sobre o assunto, já que será com a ajuda dela que vai levar a cabo os seus intentos.

Respondido por sandrapereiramonteiro no tópico Nova Baixa Médica Após Junta Médica

25 Out. 2022 16:25 #22894
boa tarde ,

estou de baixa a 9 meses , fui a uma junta medica deu me alta .... infelizmente , não consigo trabalhar .... posso voltar de imediato para a baixa ? vou ser renumerada ? 
obrigada 

Respondido por Anónimo no tópico Nova Baixa Médica Após Junta Médica

11 maio 2023 03:00 #23191

boa tarde ,

estou de baixa a 9 meses , fui a uma junta medica deu me alta .... infelizmente , não consigo trabalhar .... posso voltar de imediato para a baixa ? vou ser renumerada ? 
obrigada 

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Nova Baixa Médica Após Junta Médica

11 maio 2023 09:08 - 11 maio 2023 09:14 #23193
Deverá voltar ao/à médico/a de família para obter nova baixa. Relativamente a ser remunerada, existe um período de carência que deve intermediar o fim da baixa anterior e a nova baixa que, segundo o site da Seg. Social (em www.seg-social.pt/subsidio-de-doenca ) serão "12 dias com registo de remunerações por trabalho efetivamente prestado, nos 4 meses imediatamente anteriores ao mês que antecede o da data do início da incapacidade.".
Ultima edição : 11 maio 2023 09:14 por Beatriz Madeira.

Respondido por Maria do Carmo Pereira araujo no tópico Nova Baixa Médica Após Junta Médica

05 Ago. 2023 15:10 #23536
Maria
Tempo para criar a página: 0.334 segundos