Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Duvidas!

Duvidas!foi criado por vanessa

11 Out. 2012 14:30 #5903
Boa tarde!Gostaria de saber se me podem ajudar em algumas duvidas que tenho que nem a segurança social nem o fundo de desemprego me sabem esclarecer com certeza!estou de baixa desde o dia 22.08.2012!esta baixa foi passada pela minha mdica de familia pois estou gravida,nao se trata de gravidez de alto risco mas devido ao facto de trabalhar numa fabrica e estar muitas horas em pe ja nao me andava a sentir muito bem e a minha medica achou melhor passar a baixa!estarei de baixa ate ter o bebe!trabalhava numa empresa de trabalho temporario,que ja nao me renovou o contrato passando assim a carta para o fundo de desmprego!estando de baixa fui ao fundo de desemprego para me inscrevem e disseram-me que nao o podia fazer pois estou de baixa!de momento estou gravida de 30semanas quando tiver o bebe passo para licença de parentalidade e so no fim e que vou para o fundo de desemprego certo?como e que eu posso suspender o prazo dos 90 dias da entrega da carta para suspender o fundo de desemprego?onde e que tenho que me dirigir?gostaria muito que me ajudassem ja fui 2 vezes ao fundo de desemprego ja liguei para a segurança social e nao me sabem informar corretamete!ja ando a 2 semanas nesta situaçao!obrigada vanessa!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Duvidas!

11 Out. 2012 15:47 #5909
Cara Vanessa, boa tarde.

A situação parece ser complicada, mas não tanto assim... resta saber o que andam os técnicos da Seg. Social a fazer... vamos tentar "descomplicar".


O formulário do desemprego deve ser, obrigatoriamente, entregue à Seg. Social durante os 90 dias que se seguem à data do desemprego. Caso não consiga/possa deslocar-se à Seg. Social para o fazer, e atenção ao horário em que a médica de família autoriza saídas de casa (esta informação tem que constar no triplicado da baixa que tem consigo), deve fazer-se representar por alguém que leva o seu triplicado da baixa e o formulário do desemprego. Deve, igualmente, inscrever-se no Centro de Emprego da sua área de residência, para que não possa ser acusada, mais tarde, de não o ter feito e de, por isso, não ter direito ao subsídio de desemprego. Da mesma forma e com os mesmos avisos, caso não consiga/possa deslocar-se à Seg. Social para o fazer, deve fazer-se representar por alguém que leva o seu triplicado da baixa e alguma documentação/declaração que a Seg. Social lhe possa ter dado.


Caso a Seg. Social ou o Centro de Emprego lhe digam que não pode entregar ou que não é assim que deve proceder, peça uma declaração escrita em como esteve nos serviços para entregar e que não aceitaram o(s) seu(s) documento(s). Se isto for impossível, o que nos parece ser mais certo, peça que lhe expliquem MUITO BEM o que deve fazer, em alternativa, de forma a que não perca direito a nada: o apoio social na baixa, o apoio social na gravidez, o apoio social na maternidade e, finalmente, depois disto tudo, o apoio social no desemprego. Porque, caso continue desempregada depois de ser mãe, depois das licenças todas, vai ter direito ao subsídio de desemprego se entregar o formulário nos 90 dias, como indicado anteriormente.


Vamos resumir:

- Entregar o formulário do desemprego na Seg. Social
- Inscrever-se no Centro de Emprego
- Requerer o apoio pré-natal (se ainda não o fez)
- Requerer a licença de maternidade (quando o bebé nascer)
- Requerer o subsídio de desemprego (após o gozo da licença de maternidade)

Respondido por vanessa no tópico Duvidas!

11 Out. 2012 15:58 #5912
Desde ja quero agradecer as respostas rapidas as minhas duvidas!outra das situaçoes caricatas que me aconteceram e dizerem-me que visto ja nao ter entidade patronal nao tinha que entregar a baixa em lado nenhum pois a primeira via era entregue diretamente na segurança social atravez de sistema informatico e os outros 2 duplicados um e para mim mas fica a sobrar um!onde o devo entregar?por causa destas confusoes todas a ultima baixa que a minha medica me passou e de 02.10.2012 a 01.11.2012,esta ultima nao entrguei em lado nenhum por me dizerem que nao era para ser entregue!obrigada vanessa!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Duvidas!

11 Out. 2012 16:20 #5915
Cara Vanessa, boa tarde.

Os processos (muito) burocráticos dão origem a situações, de facto, caricatas!
Guarde os dois duplicados... que mais há de fazer?

Fazemos votos que corra tudo bem!
Os seguintes utilizadores Agradeceram: vanessa
Tempo para criar a página: 0.266 segundos