Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Subsidio de ferias apos baixa

Subsidio de ferias apos baixafoi criado por ASNocas

26 Ago. 2012 01:28 #5561
Boa noite,

Em Outubro de 2011 entrei de baixa, pois devido a minha actividade profissional entrei em depressão, baixa essa que durou até 28 de Fevereiro. Em Agosto a minha entidade patronal marcou me ferias do dia 1 ao dia 14, chegado o fim do mes de julho nao obtive subsidio de ferias, acontece que em Setembro tenho outro período de ferias do dia 17 de set ate 2 de out e a entidade patronal comunicou que so me pagaria o subsidio no fim de setembro pois como vim de baixa teria que aguardar 6 meses ate receber novamente. Fui a segurança social e disseram me que não era bem assim, pois eu teria que adquirir o subsidio antes de 1 dos periudos de ferias e não após.

precisava de ajuda urgentemente

Atenciosamente

Ana Martins

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de ferias apos baixa

29 Ago. 2012 10:34 #5576
Cara Ana Martins, bom dia.

O subsídio de férias é devido ao trabalhador antes dos períodos de férias, uma vez que se destina a "suportar" essas mesmas férias.

O trabalhador que retoma a atividade após uma baixa prolongada (supoerior a 30 dias) tem direito a 2 dias de férias por cada mês trabalhado no ano em que retoma a atividade, ou seja, no seu caso, 20 dias, uma vez que trabalhou de Março a Dezembro (10 meses = 2 dias ferias x 10 meses = 20 dias férias). Estão a dar-lhe 2 dias a mais. Estas férias devem ser gozadas apenas após 6 meses completos de trabalho, o que significa que apenas poderia gozar os seus 20 dias (consecutivos ou interpolados, consoante acordo com o empregador) a partir de Setembro.

Admitimos que tenha sido por esta razão que o empregador não lhe pagou o subsídio das férias de Agosto. Se ele lhe tivesse pago o subsídio nessa altura, ele estaria a "violar a lei", porque ele apenas pode, legalmente, pagar-lhe férias a partir de Setembro.

Respondido por ASNocas no tópico Subsidio de ferias apos baixa

30 Ago. 2012 15:25 #5600
desde já muito obrigada por ter respondido, mas continuo com uma duvida, se retornei dia 1 de Março ao trabalho não deveria ser pago o subsidio dia 1 de Setembro visto atingir os 6 meses, ou de outra forma ser pago ate dia 8 de Setembro pois irei entrar de férias dia 17???

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de ferias apos baixa

30 Ago. 2012 16:14 #5604
Cara Ana Martins, boa tarde.

O pagamento do subsídio de férias não é feito na data em que se cumprem os 6 meses, neste caso. O subsídio é pago, por norma, com a remuneração do mês anterior àquele em que as férias estão marcadas, de forma a poder usufruir do dinheiro quando está de férias. Se recebe a sua remuneração até dia 8 de cada mês, então receberá o valor do subsídio com o pagamento da remuneração.
Tempo para criar a página: 0.316 segundos