Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Lincença de casamento VS Férias

S Autor do tópico
Sandra Cruz Desligado
Membro Júnior
    Sandra Cruz

Lincença de casamento VS Férias

14 Ago. 2012 20:32
    Boa noite

Eu casei-me pelo civíl em Maio deste ano, pois o meu marido trabalha no estrageiro e não podia vir depois, e vou casar pela igreja em Setembro do mesmo ano. Não gozei a licença de casamento no civíl, pretendendo usar agora no católico.
    Queria saber se perdi o direito á licença e se posso juntar dias de férias á licença ?

Pois a minha entidade patronal diz que eu como não gozei em Maio não posso gozar agora, pondo a opção de gozar com licença sem vincimento.

Obg
    B
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
    Beatriz Madeira

Re: Lincença de casamento VS Férias

16 Ago. 2012 18:38
    Cara Sandra Cruz, boa tarde.

A "licença de casamento" é definida por lei como sendo "15 dias consecutivos de faltas justificadas que o trabalhador pode dar por altura do casamento". Assim, tratando-se de faltas, mesmo sendo de direito do trabalhador, elas requerem a "aprovação" do empregador. Uma vez que não usufruiu desta possibilidade após o casamento civil e não havendo vontade de lhe conceder as mesmas por altura do casamento religioso, poderá aceitar a proposta do empregador.
    S Autor do tópico
    Sandra Cruz Desligado
    Membro Júnior
    Sandra Cruz

Re: Lincença de casamento VS Férias

16 Ago. 2012 19:07
    Boa tarde

Cara, Beatriz

Já me fui informar entretanto, e disseram-me que tenho direito na mesma á licença de casamento, pois a lei diz a seguir ao casamento, mas não menciona qual deles, civil ou católico. Pois a minha entidade patronal já tinha sido avisada com bastante antecedência da minha intenção do casamento católico.
    Mas obrigado pela informação na mesma.

Publish modules to the "offcanvas" position.