Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Lincença de casamento VS Férias

Lincença de casamento VS Fériasfoi criado por Sandra Cruz

14 Ago. 2012 20:32 #5464
Boa noite

Eu casei-me pelo civíl em Maio deste ano, pois o meu marido trabalha no estrageiro e não podia vir depois, e vou casar pela igreja em Setembro do mesmo ano. Não gozei a licença de casamento no civíl, pretendendo usar agora no católico.
Queria saber se perdi o direito á licença e se posso juntar dias de férias á licença ?

Pois a minha entidade patronal diz que eu como não gozei em Maio não posso gozar agora, pondo a opção de gozar com licença sem vincimento.

Obg

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Lincença de casamento VS Férias

16 Ago. 2012 18:38 #5512
Cara Sandra Cruz, boa tarde.

A "licença de casamento" é definida por lei como sendo "15 dias consecutivos de faltas justificadas que o trabalhador pode dar por altura do casamento". Assim, tratando-se de faltas, mesmo sendo de direito do trabalhador, elas requerem a "aprovação" do empregador. Uma vez que não usufruiu desta possibilidade após o casamento civil e não havendo vontade de lhe conceder as mesmas por altura do casamento religioso, poderá aceitar a proposta do empregador.

Respondido por Sandra Cruz no tópico Lincença de casamento VS Férias

16 Ago. 2012 19:07 #5516
Boa tarde

Cara, Beatriz

Já me fui informar entretanto, e disseram-me que tenho direito na mesma á licença de casamento, pois a lei diz a seguir ao casamento, mas não menciona qual deles, civil ou católico. Pois a minha entidade patronal já tinha sido avisada com bastante antecedência da minha intenção do casamento católico.
Mas obrigado pela informação na mesma.
Tempo para criar a página: 0.300 segundos