Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa médica

Baixa médicafoi criado por Pedro Ferreira

05 Out. 2023 12:17 #23730
(Marina) - Bom dia,
Agradeço a vossa ajuda e a minha pergunta é a seguinte.
Eu estou com alguns problemas na coluna e estive de baixa sensivelmente 1 mês e 4 dias( a minha baixa terminou no dia 2 de Outubro) e marcaram-me uma junta médica para o último dia da baixa, eu comuniquei esse fato ao meu médico, o meu médico disse que isso não fazia sentido nenhum ir a uma junta médica no ultimo dia da baixa e para eu enviar um email à segurança social e não ir à junta médica.
O que se passa agora é que as coisas nào estão a correr como eu esperava e no trabalho parece que as minhas costas se estão a partir.
Uma vez que faltei à junta médica ( embora não tenha sido por minha iniciativa) quando é que eu poderei voltar a ter uma baixa remunerada depois disto.
Muito obrigada

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa médica

05 Out. 2023 18:07 #23731
Olá, lamento que esteja a passar por esses problemas na coluna e que tenha faltado à junta médica. A junta médica é um serviço da Segurança Social que tem como objetivo verificar a incapacidade temporária dos trabalhadores que estão de baixa médica, para confirmar se têm direito ao subsídio de doença e por quanto tempo.

Se faltou à junta médica, mesmo que tenha sido por indicação do seu médico, isso pode ter consequências negativas para o seu direito ao subsídio de doença. Segundo o site da Segurança Social ( seg-social.pt/documents/10152/14993/N40A...6c-b07c-2457fdbc23ef ), se faltar à junta médica sem justificação válida, pode acontecer o seguinte:
•  O pagamento do subsídio de doença é suspenso até que compareça à junta médica;
•  A data da alta médica é antecipada para o dia anterior à data marcada para a junta médica;
•  Se voltar a ficar de baixa nos 90 dias seguintes à data da alta, o pagamento do subsídio de doença fica suspenso até que compareça à junta médica.

Portanto, se quiser voltar a ter uma baixa remunerada depois de faltar à junta médica, deve fazer o seguinte:
•  Contactar a Segurança Social e explicar os motivos da sua falta, apresentando os documentos que comprovem a sua situação, como o e-mail que enviou à Segurança Social e o atestado médico que comprova a sua incapacidade;
•  Solicitar uma nova marcação da junta médica e comparecer na data e hora indicadas, levando consigo os documentos necessários, como o certificado de incapacidade temporária, o relatório médico e os exames complementares;
•  Se a junta médica confirmar a sua incapacidade temporária, solicitar o restabelecimento do subsídio de doença e aguardar pela decisão da Segurança Social.

Espero que estas informações lhe sejam úteis e que consiga resolver esta situação o mais breve possível. Desejo-lhe as melhoras e muita força.
Tempo para criar a página: 0.324 segundos