Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa médica

Baixa médicafoi criado por Pedro Ferreira

05 Out. 2023 12:17 #23730
(Marina) - Bom dia,
Agradeço a vossa ajuda e a minha pergunta é a seguinte.
Eu estou com alguns problemas na coluna e estive de baixa sensivelmente 1 mês e 4 dias( a minha baixa terminou no dia 2 de Outubro) e marcaram-me uma junta médica para o último dia da baixa, eu comuniquei esse fato ao meu médico, o meu médico disse que isso não fazia sentido nenhum ir a uma junta médica no ultimo dia da baixa e para eu enviar um email à segurança social e não ir à junta médica.
O que se passa agora é que as coisas nào estão a correr como eu esperava e no trabalho parece que as minhas costas se estão a partir.
Uma vez que faltei à junta médica ( embora não tenha sido por minha iniciativa) quando é que eu poderei voltar a ter uma baixa remunerada depois disto.
Muito obrigada

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa médica

05 Out. 2023 18:07 #23731
Olá, lamento que esteja a passar por esses problemas na coluna e que tenha faltado à junta médica. A junta médica é um serviço da Segurança Social que tem como objetivo verificar a incapacidade temporária dos trabalhadores que estão de baixa médica, para confirmar se têm direito ao subsídio de doença e por quanto tempo.

Se faltou à junta médica, mesmo que tenha sido por indicação do seu médico, isso pode ter consequências negativas para o seu direito ao subsídio de doença. Segundo o site da Segurança Social ( seg-social.pt/documents/10152/14993/N40A...6c-b07c-2457fdbc23ef ), se faltar à junta médica sem justificação válida, pode acontecer o seguinte:
•  O pagamento do subsídio de doença é suspenso até que compareça à junta médica;
•  A data da alta médica é antecipada para o dia anterior à data marcada para a junta médica;
•  Se voltar a ficar de baixa nos 90 dias seguintes à data da alta, o pagamento do subsídio de doença fica suspenso até que compareça à junta médica.

Portanto, se quiser voltar a ter uma baixa remunerada depois de faltar à junta médica, deve fazer o seguinte:
•  Contactar a Segurança Social e explicar os motivos da sua falta, apresentando os documentos que comprovem a sua situação, como o e-mail que enviou à Segurança Social e o atestado médico que comprova a sua incapacidade;
•  Solicitar uma nova marcação da junta médica e comparecer na data e hora indicadas, levando consigo os documentos necessários, como o certificado de incapacidade temporária, o relatório médico e os exames complementares;
•  Se a junta médica confirmar a sua incapacidade temporária, solicitar o restabelecimento do subsídio de doença e aguardar pela decisão da Segurança Social.

Espero que estas informações lhe sejam úteis e que consiga resolver esta situação o mais breve possível. Desejo-lhe as melhoras e muita força.
Tempo para criar a página: 0.251 segundos