Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa medica - folgas

Baixa medica - folgasfoi criado por André Gomes

10 Fev. 2020 13:39 #21877
Bom dia, trabalho por horários e folgas rotativas, estive de baixa médica 30dias devido a operação nas pernas. A baixa acabou a 04.02.20 e dia 05.02.20 fui trabalhar. No dia 05 e 06 estaria de folga mas estive a trabalhar nos 5 dias seguintes a baixa. Esta semana folgo na rotação normal, a minha questão é se as folgas a seguir ao término do dia da baixa 05 e 06 são remarcadas com a empresa, ou não tenho direito a nenhuma das 2 folgas? Obrigado.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa medica - folgas

28 Fev. 2020 11:28 #21933
Os dias de folga a seguir ao término da baixa ficam "perdidos", ou seja, não são remarcáveis. A legislação diz que o trabalhador que tenha uma baixa prolongada (30 ou mais dias) deve trabalhar 5 ou 6 dias consecutivos após o término da baixa, consoante tenha 2 ou 1 dia de descanso semanal, respetivamente. Se tiver 1 dia de descanso semanal, deve trabalhar 6 dias consecutivos antes de voltar a ter direito a folga, Se tiver 2 dias de descanso semanal, então deve trabalhar 5 dias consecutivos até poder voltar a folgar.
Tempo para criar a página: 0.378 segundos