Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Subsidio de ferias

Subsidio de feriasfoi criado por Sandra1991

27 Ago. 2018 00:30 #19824
Boa noite . Entrei de baixa por risco clinico a 15/02/18 ate dia 11 de maio quando nasceu meu menino. Gostaria de saber se tenho direito ao subsídio de ferias ? Se sim , por parte de quem? A minha licenca termina a 9 de outubro fora ainda o gozo de ferias em Agosto.. trabalho a 5 anos na empresa

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de ferias

27 Ago. 2018 14:29 #19831
O nr. 1 do artigo 65 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) diz que "Não determinam perda de quaisquer direitos, salvo quanto à retribuição, e são consideradas como prestação efectiva de trabalho as ausências ao trabalho resultantes de: a) Licença em situação de risco clínico durante a gravidez; b) Licença por interrupção de gravidez; c) Licença parental, em qualquer das modalidades; (...).".

Assim, tem direito ao gozo de férias e ao pagamento do respetivo/proporcional subsídio. O gozo de férias faz-se mediante marcação com o acordo das partes, tal como as férias "normais", como se não tivesse havido baixa e licença, sendo o empregador que paga o subsídio. Caso haja férias não gozadas, porque o trabalhador só pode gozar (por acumulação) um máximo de 30 dias de férias num ano, é na mesma o empregador que paga as férias não gozadas e o respetivo/proporcional subsídio.
Tempo para criar a página: 0.262 segundos