Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Subsidio de ferias

Subsidio de feriasfoi criado por Sandra1991

27 Ago. 2018 00:30 #19824
Boa noite . Entrei de baixa por risco clinico a 15/02/18 ate dia 11 de maio quando nasceu meu menino. Gostaria de saber se tenho direito ao subsídio de ferias ? Se sim , por parte de quem? A minha licenca termina a 9 de outubro fora ainda o gozo de ferias em Agosto.. trabalho a 5 anos na empresa

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de ferias

27 Ago. 2018 14:29 #19831
O nr. 1 do artigo 65 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) diz que "Não determinam perda de quaisquer direitos, salvo quanto à retribuição, e são consideradas como prestação efectiva de trabalho as ausências ao trabalho resultantes de: a) Licença em situação de risco clínico durante a gravidez; b) Licença por interrupção de gravidez; c) Licença parental, em qualquer das modalidades; (...).".

Assim, tem direito ao gozo de férias e ao pagamento do respetivo/proporcional subsídio. O gozo de férias faz-se mediante marcação com o acordo das partes, tal como as férias "normais", como se não tivesse havido baixa e licença, sendo o empregador que paga o subsídio. Caso haja férias não gozadas, porque o trabalhador só pode gozar (por acumulação) um máximo de 30 dias de férias num ano, é na mesma o empregador que paga as férias não gozadas e o respetivo/proporcional subsídio.
Tempo para criar a página: 0.395 segundos