Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Atestado psiquiatrico vs actividades lúdicas

Atestado psiquiatrico vs actividades lúdicasfoi criado por parenape

01 Jun. 2018 21:21 #19521
Boa tarde
a minha esposa é funcionária de uma junta de freguesia e encontra-se de atestado por motivos psiquiatricos. O médico aconselhou a ter alguma actividade de curto espaço de tempo e de caracter lúdico e por isso estamos em conjunto numa colectividade onde damos aulas de teatro a crianças.
Constou que o presidente da junta onde ela trabalha quer saber se ela está nessa colectividade estando de baixa no trabalho. A minha esposa está a cometer alguma ilegalidade?
Grato

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Atestado psiquiatrico vs actividades lúdicas

14 Jun. 2018 12:45 #19560
Não poderá ser classificado de "ilegalidade", mas poderá trazer alguns problemas. O facto da sua esposa estar de baixa significa que não reúne as condições ideais para prestar serviço, então será que a atividade lúdica poderá ser considerada "serviço"?... Uns poderão dizer que sim, outros que não. Do ponto de vista do empregador, há que ter cuidado se ele não manda fazer a verificação da doença em casa. Aqui, alertamos para a verificação de autorização de saídas que o médico terá colocado na baixa (o formulário tem um campo específico para "autorização"). Há que verificar se existe alguma limitação de horários e cumpri-los caso haja. Talvez seja aconselhável pedir ao médico uma declaração que suporta a escolha de uma atividade lúdica como complemento ao descanso abrangido pela baixa.
Tempo para criar a página: 0.292 segundos