Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

baixa medica

baixa medicafoi criado por cristinamanuela

06 Nov. 2014 12:10 #12592
Bom dia,
Vou ser operada num hospital particular (internamento de 1 dia) trabalho por conta de outrem e desconto para a segurança social. O hospital privado pode passar a baixa medica?
Se o hospital privado não passar a baixa medica onde me devo dirigir?
A baixa medica terá de ser com internamento?
Tenho que ir ao centro de saúde?
Obrigada.
Cristina

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa medica

06 Nov. 2014 14:22 #12594
Cara Cristina Manuela, boa tarde.

Tanto quanto sabemos, os hospitais particulares não emitem CIT - Certificado de Incapacidade Temporária para o Trabalho (a "baixa"), mas devem emitir uma declaração comprovativa de cirurgia e internamento. Deverá levar esta ao seu médico de família para que este emita a baixa. O CIT emitido pelo médico de família deverá seguir por via informática para a Seg. Social. Dispõe de 5 dias seguidos para entregar uma cópia da baixa (que pede no Centro de Saúde) ao empregador.

Respondido por cristinamanuela no tópico baixa medica

07 Nov. 2014 06:39 #12623
Obrigada. Mais uma questão : A baixa que o médico de família vai passar é com internamento certo?

07 Nov. 2014 13:57 #12628
Sim, a baixa deverá incluir todos os dias em que esteve, efetivamente, impossibilitada de trabalhar, incluindo o do internamento.

Respondido por luis ascenso no tópico baixa medica

26 Nov. 2014 17:43 #12829
Boa tarde,
Preciso de alguma ajuda, pois tendo contactado a Segurança Social não obtive qualquer resposta ilucidativa.
Encontro-me de baixa por doença profissional à 14 meses, fui chamado a uma junta médica a semana passada, ontem tive a resposta que para além da minha doença não ser reconhecida como doença profissional, ainda tive alta médica para voltar ao serviço no próximo dia 3 de dezembro.
Não me sinto com condições para regressar ao trabalho, falei com a médica de familia que me disse que reconhece que não estou em condições de voltar a trabalhar, mas não sabe se pode passar novamente baixa, desta vez por doença natural.
Como podem ver não sei o que fazer, como posso resolver esta situação? é possível ter agora uma nova baixa médica?
Desde Já Agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos,

30 Dez. 2014 14:12 #12941
Caro Luís Ascenso, boa tarde.

A médica de família poderá passar uma nova baixa por doença natural.
Tempo para criar a página: 0.254 segundos