Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa médica

Baixa médicafoi criado por susanaplopes

25 Ago. 2014 22:51 #11880
Boa noite, encontro-me de baixa desde o dia 27 de Janeiro deste ano, pois fui operada a uma hérnia discal. Acontece que não apresento melhoras, continuando com muitas dores. O ortopedista diz que relativamente ao que fez está bem, mas existe a possibilidade de outras hérnias discais terem cedido, assim pediu uma tac e nova consulta. E disse que podia ir experimentar trabalhar. A minha dúvida é a seguinte: vou trabalhar mas e se não aguentar o serviço, tenho direito a baixa novamente? Quantos dias posso trabalhar e voltar novamente para a baixa? Obg,

Respondido por Sofia Correia no tópico Baixa médica

24 Set. 2014 11:18 #12011
Bom dia, tenho 34 anos sou assistente de loja/ atendimento ao publico e desde o final de Dezembro de 2013 que estou de baixa médica na altura por perturbaçoes de sono e alimentação, tendo tomado vários medicamentos, como não houve melhorias o médico de familia aconselhou consultas com a psicologa, do qual a 1ª vez será amanhã dia 25 de Setembro.
Entretanto também sofro de problemas nas cordas vocais, nariz e garganta(rinite) há 4 anos, tomando antibioticos de 15 em 15 dias, sem qualquer melhoria.
No inicio de Julho tive consulta com otorrino que encaminhou para consulta de voz (nodulos).
No dia 23 de Julho fui a uma junta médica e mandaram me trabalhar, mas dizendo para ir ao meu médico de familia com esta decisão, o médico de familia achou descabida esta decisão e voltou a passar mais baixa médica, tendo passado um atestado para uma reavaliação.
No mês de Agosto fui duas vezes as urgências do hospital tendo sido diagnosticado Uveite, todas as semanas vou ao hostipal fazer o controlo da uveite, a médica fez análises, onde acusou Uveites Crónicas (para o resto da vida), encaminhou para reumatologista (espondilites/artrites, etc), com alteração renal. Em agosto tive consulta da voz onde a médica disse que tinha que ser operada, mas com as análises de uveites/reumatologia, quiz primeiro fazer um tac (Outubro 2014), pois tb tenho um nodulo na laringite com mais e 2cm(biopsia 25 Setembro), nestes dois meses emagreci 6Kg, pesando menos de 50 Kg.
No dia 17 Setembro fui a reavaliação Junta onde me deram aptidão para trabalhar, mas dizendo que o que eu tinha era que requerer uma incapacidade permanente e não temporária.
Desde o dia 23 de Julho que não recebo nada, agora mandam me requerer um certificado multiusos (preço 50€).
Peço desculpa todo este relatório, mas estou parva com toda a situação, desconto a 17 anos e só tive de baixa uma vez quando fui operada aos pés.

As minhas questões são:
Qual o grau de incapacidade me vão dar?
Se derem incapacidade, vou receber desde dia 23 de Julho?
O que me aconselham a fazer?

Agradeço a atenção.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa médica

25 Set. 2014 12:48 - 02 Dez. 2023 15:33 #12044
Cara Sofia Correia, bom dia.

Não conseguimos ajudá-la nas respostas às questões que coloca, uma vez que os cálculos, apreciações e decisão competem à Seg. Social. Assim, sugerimos-lhe fortemente que entre em contacto direto com a Seg. Social por uma das seguintes vias:

- VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 (+351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

- CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

- Balcão de atendimento numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página eportugal.gov.pt/locais-de-atendimento-de-servicos-publicos

Deixamos-lhe mais uma sugestão, seja persistente até conseguir uma resposta que lhe permita resolver os seus problemas.
Ultima edição : 02 Dez. 2023 15:33 por Pedro Ferreira.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa médica

25 Set. 2014 12:51 #12045
Cara Susana Lopes, bom dia.

Tem direito à baixa e não tem um intervalo predeterminado de dias para ter direito a ela.
Tempo para criar a página: 0.285 segundos