Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

baixa medica ou ferias

baixa medica ou feriasfoi criado por susi

06 Abr. 2014 22:53 #11075
ola estavo a trabalhar e tive que ir de baixa por um problema de saude entretanto fui cominicar a minha patroa que teria que ficar afastada por 15 dias e ela propos-me ao em vez de aceitar a baixa medica eu entraria de ferias pois ela disse que ja tenho direito a 15 dias vou fazer 4 meses contrato sem termo gostaria de saber se isto e correto aguardo resposta desde ja agradeço

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa medica ou ferias

07 Abr. 2014 15:38 #11078
Cara susi, boa tarde.

Um trabalhador que está doente deve ir a um centro de saúde para que o seu médico de família lhe passe uma baixa caso se verifique, efetivamente, a necessidade. Com este documento - a baixa - o trabalhador pede uma "licença" do trabalho, entregando a baixa ao empregador para comprovar que está doente e que deve ficar em casa (ou outra situação) para recuperação. As férias não servem para "substituir" a(s) baixa(s), as férias são algo a que o trabalhador tem direito para além do(s) período(s) de baixa. Para além disso, tendo começado a trabalhar há apenas 4 meses, não tem direito a 15 dias de férias. Caso o primeiro mês de trabalho tenha sido completo, ou seja, se iniciou no dia 1, então terá direito a 2 dias de férias por cada mês completo de trabalho, até à data. Por norma, nos contratos a termo certo de 6 meses, caso não sejam renováveis, o trabalhador goza 12 dias de férias mesmo antes de terminar o contrato.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: susi

Respondido por susi no tópico baixa medica ou ferias

08 Abr. 2014 01:36 #11086
Muito mais Muito obrigado pela atenção
Tempo para criar a página: 0.251 segundos