Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Suspensão contrato ??? (CEI)

Suspensão contrato ??? (CEI)foi criado por Analuz

06 Fev. 2014 15:19 #10633
:lol:

Olá Amigos,

Mais uma vez venho-me socorrer de tão valiosos e válidos concelhos que vocês tão prontamente apresentam, contrariando a atitude das entidades públicas competentes que deveriam informar e não o fazem quando a elas socorremos!

Bom, minha dúvida (desta vez) :laugh:


Estou recebendo sub.de desemprego inserida num Contrato-emprego inserção, numa entidade publica, entretanto entrei em baixa médica, e esta já me foi renovada. Entreguei à Entidade Patronal (entidade pública), o duplicado correspondente!
Entretanto informei-me junto da mesma o que me poderia ocorrer com a inesperada situação, e foi-me informado que poderia ir para casa descansada que eles resolviam tudo!
Pouco esclarecida, dirigi-me ao IEFP da minha área de residência (VRSA), e exposta a situação, despacharam-me em dois minutos dizendo-me que não perderia o sub. de desemprego, que a minha entidade patronal pediria ao IEFP a minha substituição, e eu depois de terminar a baixa, teria que retornar à apresentação quinzenal na Seg.Social.

Agora venho de receber uma missiva da minha entidade patronal onde o assunto é: "Suspensão do Contrato Emprego-Inserção).

e onde referem: nos termos da al.b) do nº.3, da cláusula nº. 5 do contrato celebrado no âmbito da medida Contrato emprego-inserção estabelecido entre o ..... e V.Exª., vimos por este meio SUSPENDER o mesmo em virtude da ocorrência de faltas justificadas durante 15 dias consecutivos.
Esta suspensão surte efeitos a partir de 23 de Janeiro, inclusive ......


nada mais!

Confrontando o duplicado do meu contrato, apercebi-me que "SUSPENSÃO" do contrato posso eu requerer, por motivo de doença que é o meu caso, e a entidade patronal só o pode fazer por facto a ele relativo!

e ainda mais:

a referida cláusula, nº. e alínea contida na missiva que me foi remetida pela entidade patronal, lido e relido o duplicado do contrato na minha posse, e verificada a Portaria correspondente, com suas alterações, refere-se a "RESCISÃO", e não [suspensão[/b]!!!

Mais esta dúvida: a baixa médica é considerada como faltas justificadas?
se sim, porque me dão a possibilidade de requerer a suspensão do contrato por motivo de doença?

Não sei que responder à minha entidade patronal, em concreto, visto que creio que foi erro deles e pretendia contacta-los para me corrigirem a situação e ficar em minha posse um documento que comprove a situação real!

e informar igualmente o IEFP da situação, e segurança social, porque já tive outras vezes problemas com essas entidades por não ter esclarecido as minhas dúvidas devidamente e prontamente!

Quando terminar a baixa que faço??? em que situação estou????

"suspensa"?????

ou
"com contrato rescindido"????????

ambas são situações totalmente diferentes!!!!!
com atitudes diferentes a tomar !!

agradeço desde já a v/orientação, e que fico a ansiar!
e mais :) uma vez louvo o v/ trabalho!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Suspensão contrato ??? (CEI)

10 Fev. 2014 14:55 #10672
Cara Analuz, boa tarde.

Por aquilo que percebemos, a sua situação, após terminar a baixa, será de desempregada, daí a retoma do subsídio de desemprego e a apresentação quinzenal. A suspensão do seu contrato precede a rescisão do mesmo.

Pelo que nos diz, a informação que o IEFP lhe deu é que "a (sua) entidade patronal pediria ao IEFP a (sua) substituição, e (...) depois de terminar a baixa, teria que retornar à apresentação quinzenal na Seg.Social.".

Assim, admitimos que o empregador tenha pedido (primeiro) a suspensão, e posterior rescisão de contrato, para poder requerer um novo trabalhador ao IEFP, fazendo com que a sua situação volte ao estado de desempregada.

Terminando o período de baixa, terá de confirmar esta situação na Seg. Social e no Centro de Emprego, a fim de retomar devidamente as prestações e as apresentações quinzenais.

Obrigada pelo reconhecimento do trabalho da equipa do sabiasque.pt :-)

Respondido por Analuz no tópico Suspensão contrato ??? (CEI)

10 Fev. 2014 22:03 #10680
:cheer:
Cara Beatriz

Obrigada por sua pronta resposta!
Eu tb penso que poderá ter sido isso que a entidade patronal tenha feito - (suspensão/substituição/rescisão).
No entanto a Portaria que rege os CEI's não dispõe assim! só essa a minha dúvida!
a entidade Patronal não pode pedir a minha Suspensão!
Quanto à própria baixa, estou vendo sua evolução no site "Segurança Social Directa", e a mesma foi indeferida, apesar de não me ter sido ainda notificada a decisão e o motivo, mas creio que o será porque os CEI's não são considerados "contratos" e a entidade P. não desconta nada à Seg. Social por nos ter!
E ainda, a entidade Patronal teria de me notificar/comunicar a rescisão, o que não o fez !

Cumprimentos e reconhecimentos!
:)
Tempo para criar a página: 0.261 segundos