Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa por depressão

Baixa por depressãofoi criado por Mafalda

29 Jan. 2014 09:08 #10519
Bom dia,

Estou com baixa médica por depressão, a médica deu autorização de saida no horario 11/15 e 18/21h será que não posso sair de casa para levar o filho á escola, que fica a 10min, fora deste horario?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa por depressão

29 Jan. 2014 16:30 - 29 Jan. 2014 16:33 #10551
Cara Mafalda, boa tarde.

Vamos imaginar que todos os dias leva o seu filho à escola e que não há problema, mas que, um dia, há uma verificação da baixa e lhe vão bater à porta exatamente nesses 10 minutos que leva o percurso entre a escola e a casa... Quem deve decidir se pode, ou não, sair de casa fora do horário autorizado, é a pessoa que está de baixa e que, por isso, tem a restrição. Podemos sugerir-lhe que fale com a sua médica de família sobre esta questão, pois está nas mãos dela alterar essa situação, ou dar-lhe uma autorização "especial" para esse efeito. Assim, já não precisaria de recear uma suspensão da baixa por incumprimento.
Ultima edição : 29 Jan. 2014 16:33 por Beatriz Madeira.

Respondido por Mafalda no tópico Baixa por depressão

29 Jan. 2014 17:37 #10554
Então nesse caso o que devo pedir à médica uma vez que já tenho a baixa entregue na segurança social sem essa indicação?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa por depressão

30 Jan. 2014 13:31 #10559
Cara Mafalda, boa tarde.

Poderá pedir à médica uma declaração (complementar à baixa) que indique a possibilidade de se deslocar à escola em determinados períodos horários. Em alternativa, e se for caso disso, no prolongamento da baixa ela poderá fazer indicação de "autorização especial" para sair de casa nos períodos horários necessários para deslocação à escola.
Tempo para criar a página: 0.302 segundos