Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa por depressão

Baixa por depressãofoi criado por Mafalda

29 Jan. 2014 09:08 #10519
Bom dia,

Estou com baixa médica por depressão, a médica deu autorização de saida no horario 11/15 e 18/21h será que não posso sair de casa para levar o filho á escola, que fica a 10min, fora deste horario?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa por depressão

29 Jan. 2014 16:30 - 29 Jan. 2014 16:33 #10551
Cara Mafalda, boa tarde.

Vamos imaginar que todos os dias leva o seu filho à escola e que não há problema, mas que, um dia, há uma verificação da baixa e lhe vão bater à porta exatamente nesses 10 minutos que leva o percurso entre a escola e a casa... Quem deve decidir se pode, ou não, sair de casa fora do horário autorizado, é a pessoa que está de baixa e que, por isso, tem a restrição. Podemos sugerir-lhe que fale com a sua médica de família sobre esta questão, pois está nas mãos dela alterar essa situação, ou dar-lhe uma autorização "especial" para esse efeito. Assim, já não precisaria de recear uma suspensão da baixa por incumprimento.
Ultima edição : 29 Jan. 2014 16:33 por Beatriz Madeira.

Respondido por Mafalda no tópico Baixa por depressão

29 Jan. 2014 17:37 #10554
Então nesse caso o que devo pedir à médica uma vez que já tenho a baixa entregue na segurança social sem essa indicação?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa por depressão

30 Jan. 2014 13:31 #10559
Cara Mafalda, boa tarde.

Poderá pedir à médica uma declaração (complementar à baixa) que indique a possibilidade de se deslocar à escola em determinados períodos horários. Em alternativa, e se for caso disso, no prolongamento da baixa ela poderá fazer indicação de "autorização especial" para sair de casa nos períodos horários necessários para deslocação à escola.
Tempo para criar a página: 0.303 segundos