Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Quantos dias de férias funçao pública 2013

Quantos dias de férias funçao pública 2013foi criado por Miriampinoquio

18 Mar. 2013 15:28 #7525
Boa Tarde,

Sou funcionátia pública e estou nos quadros há 8 anos( numa Junta de Freguesia). Até agora tive 26 dias de fáeris 22+3 (assiduidade)+1(ter feito 39 anos d eidade)= 26 dias de férias.

Pretendo, por favor, a quantos dias tenho direito, perante a explicação acima descrita e qual a lei que suporta a resposta do forum.

N.B. é importante referir na respsota a lei para poder apresentar nos meus serviços.
Cumprimentos e Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Quantos dias de férias funçao pública 2013

19 Mar. 2013 15:56 - 19 Ago. 2023 18:47 #7539
Cara Alzira, boa tarde.

Em 2013 todos os trabalhadores, sejam públicos ou privados, perderam direito à majoração de 3 dias de férias por assiduidade. Este ano deve contar, no seu caso, 22 dias de férias + 1 por idade = 23 dias de férias anuais.

Em termos legais:

O Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (1) nada estipula sobre acréscimos de dias de férias devido a assiduidade anual do trabalhador, sendo que, em caso de omissão, prevalece o Código do Trabalho em vigor (2).

Foi alterado o ponto número 3 do artigo 238 do Código do Trabalho em vigor (2) que deixou de dizer que "A duração do período de férias é aumentada no caso de o trabalhador não ter faltado ou ter apenas faltas justificadas no ano a que as férias se reportam, nos seguintes termos: a) Três dias de férias, até uma falta ou dois meios dias; b) Dois dias de férias, até duas faltas ou quatro meios dias; c) Um dia de férias, até três faltas ou seis meios dias." e passou a dizer que "Caso os dias de descanso do trabalhador coincidam com dias úteis, são considerados para efeitos do cálculo dos dias de férias, em substituição daqueles, os sábados e os domingos que não sejam feriados.".

(1) Aprovado pela Lei 59/2008 de 11 Setembro e disponível em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/807-reg...-11-de-setembro.html

(2) Aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html
Ultima edição : 19 Ago. 2023 18:47 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.278 segundos