Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Trabalho nos dias Feriados

Trabalho nos dias Feriadosfoi criado por Marcita 37

11 Jan. 2019 14:52 #20553
Boa Tarde

Sou Técnica de Serviço Social numa instituição particular de solidariedade social, mais precisamente num lar de idosos. A direção decidiu que teria de trabalhar ao fim semana e aos feriados. Pergunto se perante a lei terei que o fazer, pois não conheço até ao momento nenhuma instituição que o faça. Mais alega a direção que pelos fins semana trabalhados não terei compensação salarial e as minhas folgas passarão para segunda e terça feira, tendo que trabalhar 7 dias. Os fins semana serão divididos entre as 2 técnicas de serviço social e a encarregada de serviços gerais. Para além do exposto tenho um filho com 6 anos e o meu companheiro trabalha fora da área de residência, regressando ao final de semana quando não está fora do país.

Agradeço desde já qualquer esclarecimento.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Trabalho nos dias Feriados

15 Fev. 2019 16:32 #20793
À partida, o empregador não pode alterar nenhuma das condições contratuais negociadas individualmente com o trabalhador, e assentes em contrato assinado por ambas as partes, sem que haja acordo entre as partes.

No caso das IPSS, há que considerar que se encontram vinculadas a um contrato coletivo de trabalho, sendo de verificar se, nalgum destes contratos (individual e coletivo), está escrito que o empregador pode proceder a alterações contratuais (nomeadamente do horário laboral e das folgas semanais).

Quanto à "não compensação salarial", parece-nos muito estranho que a entidade possa fazê-lo porque se trata de horas de trabalho, certo?

Relativamente às folgas, não percebemos o que quer dizer com "tendo que trabalhar 7 dias", se tem 2 folgas semanais (à 2ª e 3ª feiras), trabalharia 5 dias por semana, não?

Relativamente à questão do filho menor e do facto do companheiro trabalhar fora, podemos sugerir-lhe que procure aconselhamento sobre "conciliação da vida familiar, pessoal e profissional" junto da CITE – COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO, cujos contactos encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html
Tempo para criar a página: 0.331 segundos