Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Ferias na rescisão de contrato

Ferias na rescisão de contratofoi criado por Jose joaquim

16 Out. 2018 14:25 #20086
Boa tarde,estou á 8 anos e 6 meses numa loja de comércio,e estou a pensar me despedir no dia 31 deste mês!Mas tenho dúvidas em relação às minhas férias!Sei que tenho que dar 60 dias á casa,mas a minha dúvida é já gozei férias este ano 22 dias!Mas as férias que gozei são em relação a este ano?Ou em relação ao ano passado que trabalhei?Se tiver direito a férias posso gozalas ou tenho que as trabalhar(Sou obrigada)?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Ferias na rescisão de contrato

23 Nov. 2018 15:39 #20247
No ano da contratação o trabalhador tem direito a 2 dias de férias e respetivo subsídio por cada mês completo de trabalho, até um máximo de 20 dias de férias anuais. No ano seguinte ao da contratação, assim como em todos os anos seguintes, a cada 1 Janeiro, "ganha" 22 dias de férias anuais relativos ao ano que se inicia (não em relação ao ano que termina) e que pode gozar até 30 Abril do ano seguinte. Informação sobre contabilização de dias de férias em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Se tiver férias por gozar, o que não nos parece (uma vez que diz "já gozei férias este ano 22 dias"), e o empregador decidir que trabalha até ao final do prazo de aviso prévio, ou seja, até terminarem os dias de aviso, então deve pagar-lhe os dias de férias não gozados e o respetivo subsídio.
Tempo para criar a página: 0.280 segundos