Tomo a pílula contraceptiva mas vou ter que tomar outros medicamentos, o que faço?

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Seja qual for o contraceptivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vais tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contraceptivo da pílula que estás a utilizar.

Existem vários tipos de pílulas contraceptivas:

  1. A pílula contraceptiva combinada (“a pílula combinada monofásica”), na qual cada comprimido contém duas hormonas femininas diferentes (um progestagénio e um estrogénio).
  2. A pílula contraceptiva trifásica , na qual os comprimidos contêm duas hormonas femininas diferentes (um progestagénio e um estrogénio), mas onde os comprimidos apresentam dosagens diferentes de hormonas.
  3. A pílula contraceptiva constituída só com progestagénio, na qual cada comprimido contém apenas uma hormona feminina (gestogeno) e não contém estrogénio (etenilestradiol).

Seja qual for o contraceptivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vás tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contraceptivo da pílula que estás a utilizar.

Alguns Exemplos:

  1. Antibióticos para outras doenças infecciosas (por ex. penicilinas, tetraciclinas, griseofluvina); antibióticos para outras doenças infecciosas
  2. Medicamentos para o tratamento da epilepsia (por ex. primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato)
  3. Medicamentos para o tratamento da tuberculose (por ex. rifampicina, rifabutina)
  4. Medicamentos utilizados para a infecção por VIH (por ex. ritonavir, nevirapina)
  5. Produtos naturais como a Erva de São João ou hipericão

A pílula pode também interferir com a acção de outros medicamentos, por exemplo, medicamentos que contenham ciclosporina ou o anti-epiléptico lamotrigina.

Nota: Medicamentos para o tratamento de Tuberculose  ou Epilepsia têm uma acção prolongada no organismo (até 8 semana após a paragem do tratamento).


Rita
Venlafaxina e sedoxil
tomo a pílula sibilla, mas tomo o sedoxil e a venlafaxina, estes medicamentos cortam o efeito da pílula????
anonimo
erva de sao joao
boa tarde, estou a tomar a pílula a dois anos, só que na segunda tive diarreia e tomei o chá de são joao e na sexta tive relações será que há risco de dar gravida?
Rita
Medicamentos que cortam o efeito da pilula
Ola. Eu tomo a pilula minigest e vou ter de começar a fazer tratamento com o medicamento "sertralina ratiopharm 50 mg", goataria de saber se corta o efeito da pilula em geral.
debora
cyclo 3 tira o efeito da pilula tomo minigeste
tomo a pilula minigeste e kero saber se este medicamento para as
varizes tira o efeito (cyclo 3)

ana Martins
O valdiespert interfere com a pilula estinette?
Na
Pilula
Olá, eu tomo a pilula Etinilestradiol Gestodeno Generis e estou a tomar Broncho-vaxom este medicamento corta o efeito da pilula?

Obrigada

Catarina Salgado
Diane 35 vs Exxiv 60mg
Boa tarde , estou a tomar o anti inflamatorio Exxiv 60mg para uma tendinite , gostaria de saber se este remedio corta o efeito da pilula diane 35 ? obrigada
ju
pilula e antibioticos
boa noite, gostaria de saber se ao tomar um antibiótico e tiver tido relações sexuais dois dias antes e mesmo tomando a pilula, estarei a por em causa uma gravidez indesejada??? os antibióticos cortam a pilula tomada nos dias anteriores e posteriores?
Andreia Filipa
Pílula + afrodisíacos naturais
Gostava de saber se os afrodisíacos naturais cortam o efeito da pílula..?
Adriana da Silva Ribeiro
alprazolam + tâmisa 30
O remédio alprazolam 0,25mg pode reduzir o efeito contraceptivo do tâmisa 30?
Maria
Pilula e bactrim
Boa noite, gostaria de saber se o bactrim forte para a infecção urinaria corta o efeito das pilulas que tomei anteriormente à toma do antibiotico?! e por quanto tempo terei que usar preservativo?
Alice Costa
A resposta em http://sabiasque.pt/forum/5-outros-assuntos-sobre-sexualidade/9110-pilula-e-bactrim-maria.html
marina
pilula e vitaminas
Boa tarde,

Tomo a pilula valette e ultimamente tou a tomar vitaminas cerebrum forte, por acaso essas tiram o efeito da pilula??

Alice Costa
Olá Marina, boa tarde.

Não é conhecida qualquer interação negativa entre a toma da pílula e vitaminas.

Nesta matéria podes consultar o artigo que encontras em http://sabiasque.pt/familia/sexualidade/695-interaccao-da-pilula-com-medicamentos-e-outras-substancias.html

andreia rocha
furandantina mc corta efeito das pilula
Boa noite. Gostaria de saber se o medicamento furadantina mc, corta o efeito da pilula Diane35?. so tomei 2 comprimidos deste medicamento. Muito obrigado!
Beatriz Madeira
Cara Andreia Rocha, boa tarde.

Como poderá confirmar no artigo que encontra em http://www.sabiasque.pt/familia/sexualidade/695-interaccao-da-pilula-com-medicamentos-e-outras-substancias.html, a furandantina não retira a eficácia da pílula contracetiva.

Sofia
pilula
Olá! tomo a pilula (minigeste), tive relaçoes desprotegidas e 2 dias depois começei a tomar um antibiotico para uma infecçao urinaria (ciprofloxacina), o antibiotico cortou o efeito das pilulas tomadas anteriormente? posso estar gravida? devo tomar a proxima cartela de pilulas seguida a esta sem fazer a pausa?
Ana Margarida
pilula
Os calmantes cortam o efeito da pilula ?
Alice Costa
Olá Ana Margarida,

pode existir interação medicamentosa. Podes enviar-nos os nomes dos medicamentos que utilizas para que possamos enviar a informação correcta. Se tiveres mais questões podes sempre voltar a entrar em contacto connosco.

A Equipa Sabias Que

Nat
Mercilon vs. Exxiv
Olá... gostaria de saber se a pílula Mercilon perde o seu efetio contraceptivo quando é tomado em conjunto com Exxiv. obrigada.
Susana
Mercilon vs. Exxiv
Tb estou com essa duvida, alguem me pode responder?
Obrigado

Alice Costa
Cara Susana,
Podes obter essa informação recorrendo ao serviço telefónico Sexualidade em Linha - 808 22 2003, segunda a sexta das 10 às 19 horas- custo de uma chamada local
A Equipa Sabias Que

kittzuska
Pilula e omeprazol
Tomo a pilula minigeste e gostava de saber se omeprazol 20mg poderá intreferir com a pilula, sendo um metodo contraceptivo. agredeçia uma resposta obrigado
Alice Costa
Olá kittzuska,

Pela informação de que dispomos, o Omeprazol não retira a eficácia da pílula contracetiva. No entanto, sugerimos que contactes a SEXUALIDADE EM LINHA pelo número 808 222 003. Este serviço é anónimo e confidencial e esclarece-te na área da Saúde Sexual e Reprodutiva. Funciona de 2ª a 6ª feira das 10:00 às 19:00 e ao Sábado das 10:00 às 17:00.

De futuro, podes consultar o nosso artigo "Interacção da pílula com medicamentos e outras substâncias" que encontras em http://www.sabiasque.pt/familia/sexualidade/695-interaccao-da-pilula-com-medicamentos-e-outras-substancias.html

juli
medicamentos que interferem com a pilula yasminelle
boa noite!

depois do meu filho nascer, tenho tido problemas intestinais e foram me receitados alguns medicamentos de que tenho duvida se fazem ou nao interferencia com a pilula. foram-me receitados " DAFLON 500" e "FORLAX 10G". Será que interferem com a pilula Yasminelle???
gostaria de obter uma resposta o mais rapido possivel.

obrigado!

4000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.