O preservativo masculino é um método contracetivo chamado 'de barreira' porque impede que os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) cheguem ao óvulo (célula reprodutora feminina), fecundando-o e dando origem a uma gravidez. O preservativo é um bom método contracetivo, eficaz, prático e seguro, pelo que se for usado correctamente evita uma gravidez não desejada e é um comprovado método de protecção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para ter a certeza que o preservativo masculino é eficaz deves:
- Ter em atenção o estado de conservação da embalagem, o certificado de qualidade, o prazo de validade e a manutenção em lugares frescos, afastados do sol directo.
- Abrir a embalagem individual com cuidado, sem usar objectos cortantes, evitando também que as unhas rompam o preservativo.
- Utilizar o preservativo apenas uma vez.
-
Para colocar o preservativo correctamente, para além de ler atentamente as instruções do folheto informativo e observar as figuras ilustrativas da embalagem, aqui ficam algumas indicações:
- Colocar com o pénis em erecção antes de qualquer contacto genital
- Colocar sobre a glande retirando o ar do reservatório de esperma
- Segurar pela ponta (reservatório) desenrolando-o para cobrir todo o pénis
- Se for caso, utiliza apenas lubrificante fabricado à base de água