Governo Regional dos Açores promove Emprego e Empreendedorismo

Foram publicados a 22 de Julho, em Diário da República, o Decreto Legislativo Regional n.º 25/2010/A Decreto Legislativo Regional n.º 25/2010/A (197.35 KB), que visa regulamentar o programa Empreende Jovem, e o Decreto Legislativo Regional n.º 24/2010/A Decreto Legislativo Regional n.º 24/2010/A (197.94 KB), que estabelece mecanismos de acompanhamento da empregabilidade e do mercado de emprego nos Açores.

Logo AçoresDe acordo com o comunicado do Governo Regional dos Açores, o programa Empreende Jovem tem como objectivo incentivar os jovens a terem os seus negócios, estimulando uma cultura empreendedora. Promover a criação de empresas de carácter inovador e contribuir para a diversificação e renovação do tecido empresarial são os principais objectivos do programa.

Os projectos a concurso devem apresentar propostas de criação de empresas detidas por jovens entre os 18 e os 35 anos, que se insiram nas actividades de comércio, indústria, construção, energia, ambiente, turismo, comunicação, educação, saúde e apoio social. As candidaturas podem ser a título individual ou colectivo.

O Governo Regional dos Açores pretende, igualmente, criar mecanismos de acompanhamento no acesso ao emprego, através da implementação de programas de estágios, como ponte de ligação do sistema de ensino à vida activa.

O objectivo é proporcionar aos jovens um maior e mais eficaz conhecimento do mundo do trabalho e às empresas um contacto com jovens profissionais. Esta medida visa simplificar o processo de acesso ao estágio e combater a precariedade e o trabalho ilegal.

Data: 22-07-2010

Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com Governo Regional dos Açores