A Comissão Europeia vai atribuir cerca de 6,4 mil milhões de euros para investimento na investigação e na inovação. A Comissária Europeia para a investigação, a Inovação e a Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, considera que esta medida visa uma Europa mais inteligente, mais sustentável e mais inclusiva, um dos elementos fundamentais da Estratégia "Europa 2020".
De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, este financiamento abrange várias áreas cientificas, de política pública e de sectores comerciais, permitindo, ainda, realizar progressos científicos e aumentar a competitividade europeia em desafios sociais, como as alterações climáticas, a energia e a segurança alimentar, a saúde e o envelhecimento da população.
A partir de hoje, 20 de Julho, vão ser publicados vários concursos na página da Comissão Europeia, que serão alvo de avaliação durante os próximos 14 meses. Prevê-se que esta iniciativa seja um estímulo para a economia e crie mais de 165 mil empregos.
Os cidadãos interessados podem solicitar financiamento ao abrigo do sétimo programa quadro da União Europeia, sendo que a estimativa de beneficiários ronda os 16 mil participantes provenientes de organismos de investigação, universidades e empresas, incluindo cerca de três mil Pequenas e Médias Empresas.
Data: 20-07-2010
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com Comissão Europeia