O “Encontro Ciência em Portugal”, realizado nos dias 29 e 30 de Julho, acolheu a apresentação da Ibercivis, uma iniciativa de Computação Voluntária para Fins Científicos, realizada em cooperação com Espanha. Esta permite a participação dos cidadãos na investigação científica em tempo real, oferecendo tempo de processamento dos seus computadores para a realização de cálculo computacional de interesse científico.
A Ibercivis é uma iniciativa que pretende envolver o maior número possível de cidadãos na computação voluntária, usando a capacidade de cálculo de computadores em momentos de inactividade para realizarem as tarefas associadas a um projecto de investigação científica.
Pretende-se aproximar os cidadãos da investigação e dar-lhes a possibilidade de doarem tempo do seu computador, quando está inactivo, para a produção de conhecimento científico e, ao mesmo tempo, fornecer à comunidade científica uma poderosa ferramenta de cálculo.
Segundo a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), as pessoas que pretendam aderir à iniciativa de Computação Voluntária para Fins Científicos, podem fazê-lo acedendo ao site da Ibercivis. Isto permite-lhes colaborar em projectos já desenvolvidos por cientistas espanhóis descritos no respectivo portal.
A Ibercivis foi iniciada em Espanha, em 2008, permitindo que o computador se transforme "numa janela aberta para a ciência, criando um canal para o diálogo directo entre os investigadores e a sociedade”.
Data: 10-08-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com UMIC