REFORMA POR INVALIDEZ

S Autor do tópico
saopaio Desligado
Membro Sénior
    saopaio

REFORMA POR INVALIDEZ

25 Jan. 2013 19:35
    Boa tarde, A minha esposa foi a uma comissão de verificação e recebeu uma carta a dizer o seguinte, (Dado que foi considerada incapaz em comissão de verificação de incapacidade permanente,realizada em 2012/12/13, poderá requerer pensão por invalidez)
    A minha pergunta é, uma vez que foi requerida a pensão por invalidez qual a data inicial para receber a pensão é a data em que ficou decidido a incapacidade ou quando entregou o requerimento na segurança social . Muito obrigados pela atenção.
    B
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
    Beatriz Madeira

Re: REFORMA POR INVALIDEZ

28 Jan. 2013 17:37
    Caro saopaio, boa tarde.

A data de início de pagamento da pensão será aquela em que houve a verificação de incapacidade permanente, ou seja, em princípio, a data que consta no relatório da comissão de verificação de incapacidade permanente (2012/12/13). Esta será a data em que termina a baixa/licença que tinha anteriormente e em que começa a incapacidade permanente.
    S Autor do tópico
    saopaio Desligado
    Membro Sénior
    saopaio

28 Jan. 2013 20:45
    Beatriz Madeira muito obrigada pelo esclarecimento.
    S Autor do tópico
    saopaio Desligado
    Membro Sénior
    saopaio

01 Fev. 2013 14:34
    Boa tarde, a data da incapacidade é 13/12/2012 ela estava com baixa e fazia os 1095 dias de baixa no dia 13/01/2013 a minha pergunta é se é obrigatório fazer os 1095 dias de baixa para depois ter a reforma por invalidez ou se á data da junta médica em que foi reconhecida a incapacidade permanente para tudo o que vier dessa data para a frente.obrigados pela atenção e desculpem o meu português.
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

01 Fev. 2013 15:26
    Caro saopaio, boa tarde.

Reiteramos a informação que demos previamente, com base na informação de que dispomos. A data de verificação de incapacidade permanente será aquela em que se inicia o pagamento da pensão. A baixa, neste caso, não vai até ao fim do prazo de atribuição de 1095 dias, uma vez que houve uma verificação de incapacidade permanente que implica a "passagem" ao pagamento de uma pensão.
    Os seguintes utilizadores Agradeceram: saopaio
    S Autor do tópico
    saopaio Desligado
    Membro Sénior
    saopaio

01 Fev. 2013 17:03
    Beatriz Madeira escreveu: Caro saopaio, boa tarde.

Reiteramos a informação que demos previamente, com base na informação de que dispomos. A data de verificação de incapacidade permanente será aquela em que se inicia o pagamento da pensão. A baixa, neste caso, não vai até ao fim do prazo de atribuição de 1095 dias, uma vez que houve uma verificação de incapacidade permanente que implica a "passagem" ao pagamento de uma pensão.

Então neste caso não era neccessário pedir mais baixa ao meu médico de familia uma vez que a partir da data da incapacidade já não conta para nada .obrigada
    S Autor do tópico
    saopaio Desligado
    Membro Sénior
    saopaio

01 Fev. 2013 18:57
    saopaio escreveu:
    Beatriz Madeira escreveu: Caro saopaio, boa tarde.

Então neste caso não era neccessário pedir mais baixa ao meu médico de familia uma vez que a partir da data da incapacidade já não conta para nada será assim ou não .obrigada
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

04 Fev. 2013 13:04
    Cara saopaio, boa tarde.

Efetivamente, a partir do momento em que há a verificação/certificação de incapacidade permanente já não precisa de mais baixas do seu médico de família.
    S Autor do tópico
    saopaio Desligado
    Membro Sénior
    saopaio

11 Fev. 2013 17:27
    Beatriz Madeira escreveu: Cara saopaio, boa tarde.

Efetivamente, a partir do momento em que há a verificação/certificação de incapacidade permanente já não precisa de mais baixas do seu médico de família.

Sra.Beatriz Madeira o que lhe queria perguntar é o seguinte, a verificação de incapacidade permente deu-se a 13-12-2012 e pediram fotocópia do BI,do NIF e o NIB da conta onde conste o meu nome como titular, todos esses documentos entrguei na Segurança Social a 03-01-2013 o que pergunto é qual é o tempo de espera até receber a carta com os valores da reforma isto é se agora ainda é como antigamente e esperava-se meses.Obrigada pela atenção.
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

11 Fev. 2013 18:18 - 22 Out. 2023 16:48
    Cara saopaio, boa tarde.

O sabiasque.pt é um serviço distinto da Seg. Social, pelo que não tem como responder à questão que coloca. Não conseguimos prever um tempo de resposta, uma vez que os processos são avaliados e deferidos/indeferidos pela Seg. Social, e a informação que pretende é da total e exclusiva responsabilidade daquela entidade.

Sugerimos que ligue para o VIA SEGURANÇA SOCIAL e lhes coloque a questão diretamente. O número é o 808 266 266 e funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.

Em alternativa poderá aceder a app.seg-social.pt/ptss para proceder à sua inscrição na SEGURANÇA SOCIAL DIRETA, fazendo o registo e pedindo uma senha de acesso. Isto permitir-lhe-à, depois de receber esta senha, aceder via Internet a todos os seus dados relativos à Segurança Social.
    Ultima edição : 22 Out. 2023 16:48 por Pedro Ferreira.
    Os seguintes utilizadores Agradeceram: saopaio
    F
    Factorman Desligado
    Membro Júnior
    Factorman

16 Abr. 2014 16:57
    Boa tarde, Pelo que sei e ao que estou a passar, tem de se passar sempre pelo delegado de saúde.
    Depois é que vem a segurança social
    Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira, paula70
    P
    paula70 Desligado
    Membro Júnior
    paula70

27 Fev. 2015 18:36
    boa tarde estou a quase 3anos de baoxa tenho lupus sera que posso pedir a invalidez.tenho44anos obrigada
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

19 Mar. 2015 16:17 - 24 Jun. 2023 11:48
    Cara Paula, boa tarde.

Tanto quanto sabemos, o pedido de reforma por invalidez não tem limite de idade e é um processo que começa no médico de família, sendo necessário recolher toda a informação requerida pela Seg. Social.

Poderá aceder a toda a informação sobre invalidez no site da Seg. Social, a partir de seg-social.pt/invalidez
    Ultima edição : 24 Jun. 2023 11:48 por Pedro Ferreira.
    Os seguintes utilizadores Agradeceram: paula70
    X
    xanampinto Desligado
    Membro Júnior
    xanampinto

23 Fev. 2017 16:30
    Boa tarde,
    a minha mãe está nessa situação. Conseguiu a reforma por invalidez?

Publish modules to the "offcanvas" position.