Fórum

Espaço aberto à discussão

Desemprego

13 Jan. 2022 11:44 #22559 por Edna Furtado
Desempregofoi criado por Edna Furtado
Eu já trabalho e desconto para a Segurança Social desde Janeiro de 1988.
Nasci em 29/09/1958
Em 2012 confrontei--me com o desemprego, por extinção de posto de trabalho, pois a minha entidade patronal reformou-se, e estive a receber o subsidio no periodo de 1040 dias. Estive mais quase dois anos sem trabalhar e entretanto, porque a minha entidade patronal pediu à Ordem o direito de advogar, e sabendo que eu estava desempregada, tenho um novo contrato com ela, desde Fevereiro de 2017, ao abrigo de uma candidatura que regulamenta a Medida Estimulo Emprego, fazendo os meus descontos e tendo como salário 665,00€.
Porém, a minha entidade patronal, trabalhadora liberal, por já ter quase 75 anos pondera fechar o escritório, extinguir-me o posto de trabalho e ir para o desemprego.
Pergunto, agora com 64 anos de idade, quanto tempo de fundo desemprego terei?
Após terminar esse tempo, posso pedir a reforma antecipada?
Terei cortes na reforma?
Agradeço a Vossa ajuda,

Edna Furtado

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

05 Abr. 2022 09:51 #22638 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Desemprego
O tempo de atribuição do subsídio de desemprego está relacionado com o tempo de trabalho efetivo e não com a idade. Para requerer o Subsídio de Desemprego deverá ter trabalhado 360 dias de trabalho por conta de outrem com registo de remunerações nos 24 meses imediatamente anteriores à data do desemprego. Para requerer o Subsídio Social de Desemprego inicial deverá ter trabalhado 180 dias de trabalho por conta de outrem com registo de remunerações nos 12 meses imediatamente anteriores à data do desemprego.

Quanto à reforma antecipada, poderá requerer a qualquer momento, mas terá, efetivamente, penalizações que, segundo as informações que temos, são as seguintes:
- Quem se reformar com 55 anos tem um corte de 60% na pensão.
- Quem se reformar com 60 anos tem um corte de 30% na pensão.
- Quem se reformar com 62 anos e meio receberá menos 15% do valor da pensão.

Sugerimos que contacte o Centro Distrital da Segurança Social da sua área de residência para esclarecer melhor as suas dúvidas, antes de tomar qualquer decisão.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

está na lei trabalhar 9 dias seguidos
8 horas 3 minutos

descanso semanal

Ana
2 dias 22 horas

Estou numa empresa desde 14 de Agosto de 2019 com contrato de termo incerto. Apresentei a carta de rescisão a 19 de Junho 20 ...

Carlos
4 dias 9 horas

Bom dia. Tenho um familiar nao directo, sem filhos, vive sozinho, que por razoes de saude gostaria de aceder a um Lar de Idos ...