Fórum

Espaço aberto à discussão

reforma antecipada com criterios de anos -descontos preenchidos

17 Mar. 2020 11:36 #22014 por manuel marques
Boas.

Gostaria de saber se ao pedir reforma antecipada posso continuar a trabalhar na mesms empresa.


Obrigado.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

23 Mar. 2020 12:35 #22035 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico reforma antecipada com criterios de anos -descontos preenchidos
Um trabalhador que se reforma pode continuar a trabalhar, mas não na mesma empresa ou grupo empresarial.

Informação 1) "Quem prolonga a vida ativa é recompensado. Se trabalhar depois dos 66 anos e 5 meses, recebe uma pensão bonificada. O valor dessa bonificação varia com o número de anos de contribuições. Por cada mês a mais, beneficia de um aumento percentual no cálculo da pensão. Essa percentagem é multiplicada pelo número de meses que trabalhou após atingir a idade da reforma. Mas só contam os meses de trabalho efetivo (excluem-se os períodos de baixa por doença, por exemplo) e até o trabalhador completar 70 anos. Mais: o valor da pensão não pode ser superior a 92% da melhor das remunerações de referência que serviram de base ao seu cálculo." (Fonte: www.deco.proteste.pt/dinheiro/reforma/di...a-para-receber-mais#).

Informação 2) "Nos termos do Decreto-Lei n.º 187/2007, de 10/05 as pensões podem ser de invalidez, de velhice ou de viuvez, sendo que, em alguns casos, a acumulação de pensão com rendimentos de trabalho é permitida na totalidade, enquanto noutros o sistema impõe algumas restrições, o que justifica a elaboração deste pequeno artigo que versa especificamente sobre a possibilidade de cumular pensão de velhice (vulgamente designada por pensão de reforma) com rendimentos do trabalho." (Fonte: www.carloscanaes.pt/2013/12/26/cumulacao...imentos-do-trabalho/)

Informação 3) "Os reformados da Segurança Social e os aposentados da CGA estão impedidos, por lei, de trabalhar para o estado, mas podem trabalhar no sector privado" (Fonte: www.eugeniorosa.com/Sites/eugeniorosa.co...NTADOS-PROIBIDOS.pdf)

Informação 4) "Nos termos do n.º 3 do artigo 62.º, é proibida a acumulação de pensão antecipada de velhice, atribuída no âmbito da flexibilização, com rendimentos provenientes de exercício de trabalho ou actividade, a qualquer título, na mesma empresa ou grupo empresarial, por um período de três anos a contar da data de acesso à pensão antecipada. " (Fonte: www.ordemengenheiros.pt/pt/centro-de-inf...ar-na-mesma-empresa/)

Informação 5) sabiasque.pt/forum/25-pensoes-e-reformas...ar-apos-reforma.html

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Lisete Oliveira
20 horas 6 minutos

Já enviei diversos emails á entidade Sporjovem a solicitar fatura da viagem de finalistas da minha filha realizada em Abril ...

Ana Santos
23 horas 57 minutos

Até quantos turnos noturnos consecutivos se pode trabalhar?

está na lei trabalhar 9 dias seguidos
2 dias 21 horas

descanso semanal