Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Trabalho no estrangeiro

R Autor do tópico
ruicosta01 Desligado
Membro Iniciado
    ruicosta01

Trabalho no estrangeiro

23 Jun. 2015 22:08
    Olá, tenho uma dúvida o qual gostaria de esclarecer.

A empresa (privada) para a qual trabalho tem algumas participações em empresas fora do país e por vezes incorro em deslocações de serviço de 1 ou 4 semanas ao estrangeiro.

Além do ordenado que aufiro, a empresa assegura-me sempre as deslocações, estadia e transporte no local. A somar a isso paga-me mais 70€ por cada dia em que estou fora do País para a alimentação.

Estando a trabalhar no extrangeiro, para uma da sua filial, fico abrangido pela lei do trabalho local ou à de Portugal?

Quando passo os fins de semana no estrangeiro, embora não esteja a trabalhar, considero estar ao serviço da empresa. Estes fins de semana que estou "preso" podem ser retrobuidos à chegada a Portugal de alguma forma? Refiro a compensação em dias de descanso ou remunerados.

A verdade é que já coloquei o assunto à chefia, alegam que uma vez que recebo a compensação de 70€ não tenho direito a reclamar os fins de semana que passo fora do País.

Obrigado.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Re: Trabalho no estrangeiro

11 Jul. 2015 18:58
    Caro Rui Costa, boa tarde.

Estando contratado por uma empresa portuguesa mas a trabalhar no estrangeiro está abrangido pela legislação laboral portuguesa: Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual, e que pode consultar em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html

Não temos conhecimento de que haja obrigatoriedade numa "compensação" dos dias de descanso semanal que goza fora do país.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Publish modules to the "offcanvas" position.